Notícias
CONCURSO NACIONAL
CPNU 2 reúne 51.142 pessoas candidatas inscritas em Minas Gerais
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), terá forte impacto em Minas Gerais. Ao todo, 51.142 pessoas candidatas confirmaram inscrição para a prova objetiva, que será realizada no próximo dia 5 de outubro em 26 municípios.
Deste montante, 29.218 (57,13%) são mulheres, enquanto 21.922 (42,86%) são homens. O CPNU está construindo um serviço público com a cara do Brasil ao integrar esforços de inclusão, com reforço das ações afirmativas, e de democratização do acesso às carreiras públicas, facilitando a participação de pessoas de todas as regiões do país. "Quanto mais diverso forem os servidores e servidoras públicas, mais eles conhecem a nossa realidade, mais eles trazem outras formas de olhar a política pública", disse a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Participação em Minas Gerais
Em Minas Gerais, a mobilização será significativa:
-
Total de pessoas candidatas inscritas: 51.142
-
Percentual em relação ao total nacional: 6,75%
-
Número de cidades onde serão aplicadas as provas: 26
-
Municípios com locais de provas: Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pirapora, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia
-
Número de locais de prova: 85
-
Principal polo de aplicação: PUC Minas - Campus Coração Eucarístico com 8.428 inscritos
-
Bloco mais concorrido: Bloco 5 - Administração com 12.503 participantes
Distribuição das vagas para o estado
O CPNU 2 representa uma oportunidade concreta de ingresso em cargos federais com lotação em Minas Gerais. Há vagas específicas para o estado na Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O interesse da maioria dos participantes, contudo, se volta para oportunidades de âmbito nacional, com destaque para as vagas de nível superior na área de Administração.
As vagas regionais mencionadas no texto referem-se aos órgãos federais que têm sede nas respectivas localidades até o momento. No entanto, isso não impede que novos postos regionais sejam abertos futuramente por órgãos com presença nacional, como o INSS, Ministério da Defesa e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que contam com unidades descentralizadas em diferentes estados. A definição final das vagas regionais pode ser atualizada conforme as decisões de lotação de cada órgão.
Diversidade e inclusão em Minas Gerais
O edital do CPNU 2 estabelece políticas afirmativas que asseguram reserva de vagas e tratamento equitativo para grupos historicamente excluídos. Em Minas Gerais:
-
Pessoas negras inscritas: 13.041 inscritos, o que corresponde a 6,18% do total nacional nesta categoria.
-
Pessoas indígenas inscritas: 222 inscritos, o que corresponde a 3,33% do total nacional nesta categoria.
-
Pessoas quilombolas inscritas: 390 inscritos, o que corresponde a 7,79% do total nacional nesta categoria.
-
Pessoas com deficiência inscritas: 1.948 inscritos, o que corresponde a 6,48% do total nacional nesta categoria.
Estrutura de aplicação
Para viabilizar a realização das provas em Minas Gerais, uma rede de instituições de ensino foi preparada, garantindo infraestrutura adequada, acessibilidade e segurança. A logística contará com fiscais, aplicadores e equipes de apoio, além do monitoramento nacional coordenado pelo MGI e pela Enap, que acompanharão em tempo real a aplicação das provas. Assim como em todo país, as forças de segurança do Estado estão apoiando a realização do CPNU 2, tanto no transporte das provas, como nos locais de sua realização.
Serviço para pessoas candidatas de Minas Gerais
-
Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025
-
Horários:
-
Nível Superior: das 13h às 18h (horário de Brasília)
-
Nível Intermediário: das 13h às 16h30 (horário de Brasília)
-
Fechamento dos portões: 12h30 (horário de Brasília)
Diferença de fuso horário: em Minas Gerais, que segue o horário oficial de Brasília, os portões serão fechados às 12h30 (horário local).
Cartão de confirmação: disponível em https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Documentos aceitos: originais com foto, inclusive versões digitais nos aplicativos oficiais GOV.BR (CNH, e-Título, Carteira de Identidade Digital). Não serão aceitas cópias, fotos ou capturas de tela.
CPNU 2 no Brasil todo e cronograma
Com um total de 761.528 inscrições confirmadas em todo o Brasil, o CPNU 2 se consolida como um modelo inovador para democratizar o acesso ao serviço público federal. O certame, que oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos, atraiu candidatos de 4.951 municípios e terá provas aplicadas simultaneamente em 228 cidades.
A lista de convocados para a segunda prova será divulgada no dia 12 de novembro e a prova discursiva será no dia 7 de dezembro.
A primeira lista de pessoas candidatas classificadas no CPNU será divulgada no dia 20 de fevereiro. A partir dessa data, serão feitas três chamadas de confirmação de interesse. Caso algum candidato chamado na primeira lista desista do concurso, ele pode abrir espaço para novos convocados. A lista após a terceira confirmação de interesse será divulgada em 16 de março.