Notícias
TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO
Nova edição da revista “Gestão de Pessoas em Ação” destaca servidores como base da transformação do Estado
Já está disponível no formato on-line e impresso a quarta edição da Revista Gestão de Pessoas em Ação (RGPA) propõe uma visão sistêmica, integrada e estratégica da gestão de pessoas, entendendo-a como elemento central da transformação do Estado. O conjunto de artigos reunidos na publicação evidenciam a visão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) de que o Estado deve servir à maioria da população, sendo a valorização das pessoas que o compõem é condição essencial para um serviço público mais justo, eficiente e voltado ao desenvolvimento nacional.
Nesse contexto, a nova edição da revista destaca que a reforma administrativa de que o Brasil precisa é aquela que atenda à maioria da população, especialmente as pessoas que dependem de serviços públicos de qualidade. Mais do que discutir cortes ou ajustes fiscais, a RGPA defende uma mudança capaz de fortalecer o poder público e prepará-lo para os desafios contemporâneos, com foco em resultados, inovação e valorização do trabalho público.
Em vez de adotar medidas voltadas à redução de estruturas ou à penalização de servidores, a revista propõe a construção de uma administração pública estratégica, democrática e profissional, sustentada em princípios como estabilidade, segurança jurídica, inovação e desempenho. Os artigos, elaborados por especialistas e por servidoras e servidores públicos, destacam o fortalecimento da capacidade estatal como fundamento para uma estratégia nacional de desenvolvimento.
A publicação apresenta um contraponto claro ao discurso que enxerga o servidor público apenas pelo viés do custo e não como grande patrimônio técnico e intelectual da Administração Pública Federal. O conteúdo apresentado ao longo da revista defende uma nova agenda de transformação baseada na confiança, na aprendizagem institucional e na valorização do trabalho público, com a gestão de pessoas no centro desse processo. Essa abordagem é vista como essencial para reconstruir capacidades institucionais e aprimorar a entrega de valor público à sociedade.
Para o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, a revista concretiza o papel essencial dos servidores na construção de um Estado mais eficiente e democrático. “A reforma administrativa que defendemos é aquela que amplia a capacidade do Estado de promover desenvolvimento e garantir direitos, valorizando o serviço público e quem o faz acontecer no dia a dia”, afirma.
Entre os temas abordados na Revista Gestão de Pessoas em Ação Volume 4 estão a transformação do Estado, os fundamentos para uma administração pública mais moderna e eficiente, as inovações e o futuro do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a recomposição das vagas do Regime Jurídico Único (RJU), a representatividade racial no serviço público e a transformação digital na gestão de pessoas, com foco em governança e integração dos sistemas estruturantes de pessoal.
Um dos destaques da RGPA é o artigo “O mito da remuneração por produtividade no setor público”, que questiona a vinculação direta entre desempenho e remuneração. O texto propõe políticas de reconhecimento mais equilibradas, voltadas à motivação e à qualidade do trabalho público, em vez de mecanismos meramente quantitativos.
A edição também celebra os 55 anos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), mostrando como esse importante instrumento do Poder Público vem se consolidando como eixo estratégico da governança.
A publicação por fim, destaca que a verdadeira transformação da administração pública não se baseia em punições ou reduções, mas na qualificação da ação governamental, no fortalecimento da cultura de inovação e na construção de uma gestão orientada à efetivação de direitos e ao desenvolvimento socioeconômico do país.