Notícias
GESTÃO INOVADORA
Lideranças femininas discutem ação climática e gestão urbana inovadora com participação do MGI
Representantes do MGI reuniram-se com gestoras de diferentes países no Rio de Janeiro na Plenária Internacional de Prefeitas, direcionada a debater o papel das cidades e das lideranças femininas no contexto de mudança climática. Foto: Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Gestoras de diferentes países se reuniram no Rio de Janeiro, nesta quarta (5/11), para debater o papel das cidades e das lideranças femininas no contexto de mudança climática. Entre elas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) marcou presença na Plenária Internacional de Prefeitas, realizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), com apoio da ONU Mulheres e do Instituto Alziras.
A presença do MGI no encontro reforça o compromisso do governo federal com uma transição climática justa, inovadora e com protagonismo das mulheres na gestão pública. O Ministério tem atuado em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para fortalecer a gestão pública municipal, por meio do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) - iniciativa que impulsiona inovação, transformação digital e sustentabilidade nos territórios. O programa já conta com a adesão de lideranças como a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e as governadoras de Pernambuco, Raquel Lyra, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Além disso, o MGI vem desenvolvendo, em conjunto com o Ministério das Mulheres, a política que reserva 8% das vagas em contratações públicas para mulheres em situação de violência doméstica. A medida amplia a inclusão produtiva feminina e mostra como o poder de compra do Estado pode impulsionar a igualdade de gênero e o desenvolvimento social.
A plenária foi mediada pela prefeita e secretária-geral da FNP, Margarida Salomão, e contou com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, da governadora Raquel Lyra, além de lideranças de diversas cidades brasileiras, estrangeiras e de organizações relacionadas ao tema. As gestoras compartilharam suas experiências inovadoras de gestão sustentável e inclusiva.
Também estiveram presentes as secretárias municipais do Rio de Janeiro nas áreas de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, e de Mulheres, Joyce Trindade, além de prefeitas de diversos municípios: Serra Talhada (PE), Márcia Conrado; Abaetetuba (PA), Francinete Carvalho; Lavras (MG), Jussara Menicucci; Lauro de Freitas (BA), Débora Regis; Olinda (PE), Mirella Almeida; Canaã dos Carajás (PA), Josemira Gadelha; Cobija-Bolívia, Ana Lúcia Reis; e Despeñaderos-Argentina, Carolina Basualdo.
As representantes da sociedade civil, governo e das organizações internacionais deram destaque para as ações e reivindicações das mulheres rumo à COP30, reforçando a importância das interseccionalidades e do protagonismo político das mulheres na agenda climática global, nacional e local, com destaque para as Co-Diretoras Michelle Ferreti e Marina Barros, do Instituto Alziras, para a Coordenadora da Unidade Temática de Gênero da Mercocidades, Thamyris Elpídio, para o ponto focal da Presidência da COP30, Maria Clara Nascimento, para a Diretora do Ministério das Cidades, Cristina Scorza e para a analista da Assessoria Especial de Cooperação Federativa do MGI, Ana Laura Becker.
A 88ª Reunião Geral da FNP, realizada de 3 a 5 de novembro, integrou o Fórum de Líderes Locais e a Cúpula Mundial de Prefeitos, organizados pela C40 e pela Bloomberg Philanthropies, em preparação para a COP30. O encontro reuniu prefeitas e prefeitos de todo o país em torno dos desafios das mudanças climáticas e da importância de fortalecer o protagonismo das cidades na agenda ambiental global. Ao fim da reunião, foi aprovada uma carta que será apresentada na COP30, reafirmando o compromisso dos governos locais com a construção de cidades mais resilientes, sustentáveis e inclusivas.