Notícias
GESTÃO PÚBLICA
Gestão debate governança, IA e transparência em simpósio promovido por membros de Tribunais de Contas do Brasil
Foto: Comunicação/SEGES
As oportunidades e os desafios da modernização institucional no setor público foram tema do simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”, realizado nesta terça-feira (04/11), em Brasília, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
O evento contou com a participação do secretário de Gestão e Inovação (SEGES/MGI), Roberto Pojo, e reuniu diversos gestores, servidores públicos, parlamentares e integrantes de Tribunais de Contas de todo o país para debaterem temas como a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Marco Legal da Inteligência Artificial.
Participando do painel "Governança e Inovação no Setor Público" ao lado do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), Roberto Pojo ressaltou que a transparência é um dos pilares essenciais da democracia, pois permite o controle social e o acesso da população às informações públicas. "Sem a transparência não temos democracia, não há controle e nem há como o cidadão se apossar de informações necessárias para um julgamento correto acerca de ações governamentais”, afirmou o secretário.
Pojo ainda destacou o potencial que a Inteligência artificial tem para aproximar o cidadão dos dados públicos, facilitando a compreensão das informações governamentais e tornando o acesso mais intuitivo e inclusivo.
A participação do MGI no simpósio reforça o compromisso da pasta com o diálogo interinstitucional e com iniciativas que promovam a transformação digital e a inovação na Administração Pública.
Sobre a Atricon
A Atricon atua no fortalecimento dos Tribunais de Contas e na promoção da melhoria contínua do controle externo, incentivando práticas de transparência, inovação e eficiência administrativa.
Integrando a Rede de Parcerias da União desde 2024, a associação atua em cooperação com o MGI para desenvolver ações de interesse público, em especial aquelas voltadas para a gestão de parcerias operacionais da União.