Notícias
CINE BLOCO K
Edição de novembro do Cine Bloco K será em alusão ao Dia da Consciência Negra
Os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Planejamento e Orçamento (MPO) promovem, nesta quinta-feira (27/11), às 12h, mais uma edição do projeto Cine Bloco K. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, será exibido dois curtas-metragens de Clementino Júnior, cineasta negro, com um trabalho focado na promoção da igualdade racial.
O Cine Bloco K é uma plataforma de exibição de filmes e documentários sobre cultura popular, história, memória e produção audiovisual brasileira, em diálogo com os desafios das políticas públicas do país. A ação é organizada pelas Assessorias de Participação Social e Diversidade dos dois ministérios e integra os respectivos Planos de Integridade.
A sessão de novembro será aberta com uma contextualização das obras, seguidas de suas exibições no auditório Celso Furtado, localizado no subsolo do Bloco K. Para quem não puder comparecer presencialmente, haverá transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams.
Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Foi oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023.
O Dia da Consciência Negra, que representa a luta por igualdade racial, pelo combate ao racismo e pela defesa da vida com dignidade para a população negra, é reconhecer o passado, compreender o presente e agir para transformar o futuro. Que essas narrativas fortaleçam nosso compromisso coletivo com um ambiente público mais inclusivo, respeitoso e representativo.
Serviço: Cine Bloco K - Consciência Negra
Data: 27/11
Horário: 12h
Local: Auditório Celso Furtado - subsolo do Bloco K – Esplanada dos Ministérios
Exibição online: via Teams
Curtas:
"Chache Lavi": Curta-metragem brasileiro dirigido por Clementino Júnior que significa "buscar a vida" em crioulo haitiano. O documentário retrata a jornada de imigrantes haitianos no Brasil, seus desafios e a luta por direitos como trabalhar, ter uma casa e reunir a família.
Direção: Clementino Júnior
Duração: 24 minutos
Anamnese: Documentário, do diretor Clementino Junior em parceria com o Coletivo NegreX, cujas personagens protagonistas são estudantes negras e negros da medicina. Suas histórias muito distintas na forma, porém extremamente semelhantes no conteúdo nos levam a refletir sobre que sistema é a Faculdade de Medicina, que tipo de pessoas ela aceita e que profissionais ela forma. Um filme ao mesmo tempo emocionante, impactante e revoltante.
Direção: Clementino Júnior
Duração: 15 minutos