Notícias
CONCURSO NACIONAL
CPNU 1- segunda chamada: matrículas para cursos de formação promovidos pela Enap terão início nesta quinta-feira (27/11); saiba como se inscrever
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), divulgou as primeiras informações sobre os cursos de formação que integram a etapa final da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1). O regulamento completo sobre os cursos de formação na Enap será publicado no site da instituição em 27/11, mas as pessoas convocadas para os cursos já podem acessar informações sobre matrículas no endereço: https://www.enap.gov.br/educacao-e-capacitacao/cpnu-segunda-chamada/.
Os cursos de formação inicial constituem etapa eliminatória e classificatória do concurso e têm como objetivo preparar os futuros servidores para os desafios da administração pública, desenvolvendo competências essenciais para a atuação no Estado brasileiro. A formação está estruturada em valores como democracia, desenvolvimento inclusivo, diversidade e direitos humanos.
Carreiras contempladas, carga horária e período de aulas
A formação inicial da ENAP abrangerá as seguintes carreiras:
-
EPPGG – 580 horas (presencial) - Período de aulas: 21/01/2026 a 26/05/2026
-
ACE – 380 horas (presencial) - Período de aulas: 21/01/2026 a 28/04/2026
-
ATI – 440 horas (presencial) - Período de aulas: 27/01/2026 a 12/05/2026
-
ATPS – 440 horas (presencial) - Período de aulas: 03/02/2026 a 19/05/2026
-
AIE – 440 horas (presencial) - Período de aulas: 21/01/2026 a 05/05/2026
Os cursos serão realizados presencialmente, de segunda a sexta-feira, na sede da ENAP, em Brasília (DF).
Matrículas
O período de matrícula será das 8h de 27/11/2025 até 23h59 de 08/12/2025, no horário de Brasília.
As pessoas convocadas deverão:
-
Acessar a página da carreira no site da ENAP, disponível no site: https://www.enap.gov.br/educacao-e-capacitacao/cpnu-segunda-chamada/.
-
Selecionar o botão “Matricule-se”;
-
Preencher o formulário e anexar a documentação solicitada.
A confirmação da matrícula será realizada em até sete dias úteis, após análise da documentação.
Critérios de certificação
Para obtenção do diploma de especialização lato sensu, os participantes deverão cumprir um desempenho mínimo de 70% da pontuação total do curso, ter pelo menos 60% de aproveitamento em cada eixo programático e ter frequência mínima de 75% das aulas.
Orientações e materiais de apoio
A ENAP recomenda que as pessoas candidatas acompanhem exclusivamente os canais oficiais, onde estão publicados os Editais, os Projetos Pedagógicos de Curso e o Regulamento, que dita as regras de participação, prazos e procedimentos aplicáveis a casos especiais, como candidatas gestantes, Pessoas com Deficiência, entre outros.
A Escola também disponibilizou o Guia do Candidato, documento que reúne orientações gerais sobre o funcionamento dos cursos, expectativas acadêmicas, regras de avaliação e demais informações necessárias ao bom desempenho dos participantes. Acesse em: https://www.enap.gov.br/educacao-e-capacitacao/cpnu-segunda-chamada/guia-do-candidato/
Mais informações sobre a Segunda Chamada do CPNU 1 para a Formação Inicial de Carreiras estão disponíveis na página oficial da Escola: https://www.enap.gov.br/educacao-e-capacitacao/cpnu-segunda-chamada/
Sobre o CPNU
A segunda chamada para os cursos de formação, que constituem a terceira etapa do concurso, representa o estágio final da primeira edição do certame, que reuniu milhares de candidatos de todo o país e alcançou reconhecimento internacional pela inovação em políticas de seleção governamental.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), iniciativa coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, ampliando o acesso da população às carreiras federais por meio de um processo seletivo nacional, padronizado e baseado em critérios objetivos. Foram 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades na sua primeira edição, que foram acrescidas de mais 1.977 vagas adicionais, representando um reforço de 30% em relação ao contingente inicial.