Notícias
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Avaliação estratégica do MGI melhora a qualidade dos dados do Cadastro Ambiental Rural
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), concluiu neste mês de novembro a apuração da maturidade de dados do Ecossistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um dos principais instrumentos nacionais de gestão ambiental. O processo, conduzido de forma interinstitucional, representa um passo estratégico para fortalecer a governança, a qualidade e o uso integrado dos dados que sustentam o CAR.
O CAR reúne informações essenciais para o planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas relacionadas ao Código Florestal e à gestão ambiental no país. Por isso, avaliar a maturidade de seus dados é fundamental para assegurar integridade, confiabilidade e interoperabilidade entre os diversos órgãos responsáveis por sua gestão e operação.
Desde agosto de 2024, a SGD/MGI, coordenou uma agenda técnica inédita em parceria com a Diretoria do Cadastro Ambiental Rural (Dicar/MGI), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio do Serviços Florestal Brasileiro (SFB) e a Dataprev. O objetivo foi adaptar o Modelo de Maturidade de Dados (MMD) da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), originalmente desenhado para instituições isoladas, para a realidade federativa e colaborativa do CAR, cujo ecossistema envolve a participação de órgãos federais e estaduais.
A iniciativa promoveu letramento em governança de dados, alinhamento técnico e engajamento institucional, resultando em um processo de avaliação baseado em evidências e consenso. A análise abrangeu diversos temas, incluindo governança, interoperabilidade, qualidade, ética, acessibilidade e uso estratégico dos dados.
Entre agosto de 2024 e setembro de 2025, foram realizados encontros quinzenais com representantes das instituições federais e em agosto de 2025, após cumprirem os pré-requisitos necessários, representantes dos estados passaram a participar. Marcaram presença os órgãos ambientais do Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Rio de Janeiro e Tocantins, ampliando a governança para o nível federativo.
A fase de apuração ocorreu entre 11 de setembro de 2024 e 7 de outubro de 2025 e envolveu o preenchimento do instrumento de avaliação, anexação de evidências e validação técnica conjunta, sob mediação da SGD. O resultado consolidado revela o nível atual de maturidade do ecossistema e demonstra avanços significativos em colaboração e engajamento entre os atores envolvidos. Para saber mais, acesse os resultados disponíveis na página do ecossistema do CAR.
Os achados irão subsidiar a formulação da Política de Governança de Dados específica para o Ecossistema CAR, que definirá diretrizes, papéis e responsabilidades, além de orientar a elaboração da Estratégia de Dados do CAR para o período de 2026 a 2028. Esses instrumentos visam institucionalizar a governança federativa, fortalecer o uso de dados como ativo público e aprimorar a eficácia das políticas ambientais e rurais. A iniciativa destaca o CAR como uma infraestrutura pública digital estratégica para o desenvolvimento sustentável do país.