Notícias
EMPRESAS ESTATAIS
MGI avança na criação de Rede de Universidades Corporativas para estatais
Legenda: Equipe do MGI e do BNB em reunião de alinhamento sobre a criação da Rede de Universidades Corporativas. Crédito: Adalberto Marques
Na manhã desta quinta-feira (27/03), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, esteve reunida com dirigentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para discutir a criação de uma Rede de Universidades Corporativas voltada à capacitação de dirigentes de empresas estatais. O encontro marcou mais um passo na construção dessa iniciativa, que busca fortalecer a governança e aprimorar a qualificação dos conselheiros e gestores dessas empresas.
A ministra destacou a importância da formação continuada especialmente para os conselheiros das estatais, ressaltando a necessidade de abordagens práticas e estruturadas. “Todo mundo precisa entender os conceitos para tomar boas decisões. Uma trilha de formação que combine módulos teóricos com atividades práticas e tutoria especializada pode ser um caminho eficaz”, sugeriu Dweck.
Durante a reunião, Paulo Câmara, presidente do BNB, reforçou o compromisso da instituição em colaborar com a iniciativa, destacando o papel estratégico da capacitação para o setor público. “Temos avançado muito nessa agenda e vemos essa parceria como uma oportunidade de fortalecer a governança das estatais, reduzindo a dependência de consultorias externas e valorizando o conhecimento interno”, afirmou.
Bianca Colares, superintendente de desenvolvimento humano do BNB, destacou que a estrutura proposta para a universidade corporativa inclui três fases de capacitação, com uma abordagem inovadora. “Nosso objetivo é oferecer uma trilha de formação que atenda às necessidades específicas das estatais, combinando teoria e prática de forma eficiente. Essa iniciativa tem tudo a ver com inovação e compartilhamento de boas práticas”, disse.
A criação da Rede de Universidades Corporativas para as estatais ainda está em fase de planejamento, com os próximos passos focados no detalhamento do formato dos cursos e na definição das instituições participantes.
Histórico - A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) publicou, em fevereiro de 2025, a Portaria SEST/MGI nº 895, que institui a Rede de Universidades Corporativas das Empresas Estatais e regulamenta seu funcionamento. A iniciativa busca fortalecer a capacitação de empregados, administradores e conselheiros fiscais de estatais, além de servidores dos ministérios participantes do Sistema de Empresas Estatais (SISEST).
A SEST atuará como coordenadora da Rede, podendo delegar às empresas aderentes funções específicas, como a organização de eventos ou o secretariado de iniciativas. As adesões serão formalizadas por meio de um Termo de Adesão. Para ampliar a colaboração, não houve uma delimitação exclusiva para estatais federais, permitindo a interação federativa.
A criação da Rede integra o programa Inova, voltado ao fortalecimento e modernização da governança, aprovado pelo Presidente Lula por meio do Decreto 12.303/2024.