Notícias
DIA DA MULHER
Cine Bloco K de março será em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Imagem: Divulgação
A 11ª edição do Cine Bloco K, promovida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), acontecerá nesta quarta-feira (26/3), a partir das 12 horas, no Auditório do Subsolo do Bloco K, na Esplanada dos Ministérios. O encontro será alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e integra as ações do MGI em comemoração à data.
O evento terá início com a mesa de abertura que contará com a presença das ministras Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Cida Gonçalves (das Mulheres). Em seguida, será feita uma contextualização das obras selecionadas, seguida da exibição dos curtas-metragens, com duração total de uma hora e cinco minutos. Após a exibição, será realizado um debate aberto, com duração prevista de meia hora, no mesmo local, sobre a temática abordada nos curtas.
A intenção do Cine Bloco K é oferecer a experiência do cinema com a presença do público. No entanto, o material cinematográfico também será exibido online para que pessoas da atividade pública federal de outros locais possam assistir ao conteúdo formativo.
Confira a programação:
Filme: Solitude
Direção: Tami Martins
Duração: 13 min
Sinopse: Sol é uma mulher amapaense que se recupera de um relacionamento e, enquanto recomeça a ter sonhos e desejos, sua sombra foge para o deserto do Atacama em busca de independência. Primeiro curta de animação produzido no Amapá, Solitude utiliza uma paleta multicores em tons claros e traços delicados com a técnica 2D para tratar de temas densos, como relacionamentos abusivos, autoconhecimento, autoestima e confiança em si mesmo. Enquanto se perdem e tentam se reencontrar, a protagonista e sua sombra vagam por paisagens conhecidas da Região Norte do Brasil. Exibido em mais de 20 festivais internacionais, o filme foi premiado em diferentes ocasiões, como nos festivais do Rio e de Gramado.
Filme: Entremarés
Direção: Anna Andrade
Duração: 20 min
Sinopse: Localizada em Pernambuco, a Ilha de Deus está no centro de um dos maiores manguezais urbanos do Brasil e do mundo. Com esse intrigante lugar como cenário, o curta-metragem da diretora Anna Andrade coloca seu foco na vida e no trabalho das mulheres, que têm sido fundamentais para a preservação da natureza e da própria comunidade. Enquanto a câmera mostra o dia a dia das trabalhadoras, elas contam suas histórias e revelam o orgulho de tirar de camarões, caranguejos e sururus o dinheiro que lhes permite dar a seus filhos as oportunidades que não tiveram.
Filme: Me Farei Ouvir
Direção: Bianca Novais, Flora Egécia
Duração: 30 min
Sinopse: Investigação acerca da sub-representação feminina na política brasileira a partir do cruzamento entre narrativas e percursos de mulheres com inspiração política que conquistaram espaços ecoando suas vozes.
Dia Internacional da Mulher – 8 de março
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março porque foi nessa data, em 1917, que um grupo de mulheres russas protestou por melhores condições de vida e trabalho.
Como surgiu a data?
-
Em 1917, cerca de 90 mil mulheres russas protestaram contra as más condições de trabalho, a fome, a participação russa na Primeira Guerra e o czar Nicolau 2º.
-
Esse protesto ficou conhecido como “Pão e Paz” e foi considerado um dos primeiros momentos da Revolução Bolchevique.
-
A data foi sendo utilizada como um marco nos movimentos feministas, principalmente após a 2ª Guerra Mundial.
-
Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.
O que simboliza a data?
-
O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos.
-
A data simboliza a batalha das mulheres contra o machismo, a violência, o feminicídio, a discriminação e contra a desigualdade salarial.