Notícias
CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Governo prorroga prazo para órgãos e entidades públicas participarem da contratação de serviços em nuvem
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prorrogou o prazo para que órgãos e entidades da Administração Pública manifestem interesse em participar da Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 10/2025, referente à contratação conjunta de serviços de computação em nuvem pública — o projeto Nuvem 3.0. Agora, os interessados terão até o dia 12 de junho para realizar a manifestação por meio do portal Compras.gov.br, com acesso exclusivo para agentes públicos com login.
A iniciativa visa a contratação de empresas especializadas em atuar como integradoras (cloud broker) entre a Administração Pública e provedores de nuvem pública. O objetivo é ampliar a capacidade computacional dos serviços digitais prestados pelos órgãos, promovendo mais flexibilidade, segurança e economia, sem envolver dados sigilosos.
O projeto prevê a gestão completa dos serviços de nuvem por um período inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado por até dez anos, conforme estabelece a Lei nº 14.133/2021.
A contratação será realizada por meio do Sistema de Registro de Preços, com possibilidade de adesão por órgãos e entidades da União, estados e municípios dos três poderes.
Nota Informativa
Conforme a Nota Informativa SEI nº 11715/2025/MGI, publicada no site da Central de Compras, os órgãos interessados devem apresentar a planilha de dimensionamento, que deve ser enviada obrigatoriamente até a data de encerramento da IRP, tanto pelo próprio sistema quanto para o e-mail central.tecnologia@gestao.gov.br.
Além disso, é necessário encaminhar o link de publicação da Estratégia de uso de Software e Serviços de Computação em Nuvem do órgão, conforme orientações contidas no Guia de Registro da IRP.
Clique aqui para ter acesso à nota informativa na íntegra.
Nuvem em TIC
Computação em nuvem é uma tecnologia que permite acessar e utilizar recursos como armazenamento de dados, softwares e servidores pela internet, sem a necessidade de ter equipamentos próprios no local. Em vez de investir em infraestrutura física, como servidores e redes, as empresas e usuários contratam esses serviços de fornecedores especializados, pagando apenas pelo que utilizam.
A nuvem oferece mais flexibilidade, segurança e economia, além de permitir que informações e serviços sejam acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, apenas com uma conexão à internet.