Notícias
CINE BLOCO K
Edição de maio do Cine Bloco K propõe reflexão sobre fronteiras, encontros e ancestralidades
Imagem: Divulgação
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Ministério do Planejamento e orçamento (MPO), realizará na próxima sexta-feira (30/5) a 12ª sessão do Cine Bloco K. O evento ocorrerá no auditório do subsolo do Bloco K na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Com o tema “Fronteiras”, esta edição propõe uma reflexão sensível e potente sobre os limites que nos separam e os laços que nos unem. As fronteiras não são apenas linhas no mapa, são territórios de trocas, desafios e ancestralidades compartilhadas. Neste sentido, o cinema se torna ponte entre histórias, povos e tradições.
A iniciativa faz parte das ações permanentes das Assessorias de Participação Social e Diversidade dos dois ministérios e integram as atividades planejadas de formação dos Planos de Integridade do MGI e do MPO.
Embora o foco do Cine Bloco K seja a experiência presencial, o conteúdo será acessível também a servidores de outras localidades, com transmissão ao vivo pelo Teams para quem não puder estar no local.
As curta-metragens a serem exibidas nessa edição são:
Beth e Betinha
Direção: Martine Pinheiro
Sinopse: A trajetória da primeira dupla feminina do sertanejo de fronteira em Mato Grosso do Sul, que cantou por mais de 60 anos entre Brasil e Paraguai.
+Forte
Direção: Ara Martins
Sinopse: Uma jovem indígena enfrenta o preconceito na escola urbana e, ao se reconectar com sua ancestralidade, descobre sua potência.
Enterros
Direção: Andriolli Costa
Sinopse: Uma busca simbólica por tesouros enterrados na fronteira Brasil–Paraguai se transforma em um mergulho no imaginário e nas memórias da região.