Notícias
CINCO
Brasil leva protagonismo em Ciências Comportamentais nas políticas públicas para o cenário internacional
Nos últimos 30 dias, a Unidade de Ciências Comportamentais (CINCO) da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (Seges/MGI) esteve presente em eventos nacionais e internacionais para apresentar sua metodologia no aprimoramento de políticas públicas. Considerada uma das tendências em 2025 para o desenvolvimento das nações pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), as Ciências comportamentais têm sido pauta no mundo inteiro.
Em um dos eventos internacionais, no final do mês de abril, a diretora de Inovação Governamental da Seges, Claudia Martinelli, debateu, em um congresso, na Malásia, o aperfeiçoamento de políticas públicas a partir das lentes das Ciências Comportamentais, que se utiliza do conhecimento sobre o comportamento do indivíduo e da sociedade para a criação de políticas mais efetivas.
Na oportunidade, Martinelli apresentou as ferramentas e as metodologias de aplicação desenvolvidas pela CINCO no governo do Brasil, país com tantos contrates populacionais e econômicos, o que atraiu o interesse dos países asiáticos. " Avançamos de forma pioneira na aplicação das ciências comportamentais para a inovação no setor público no Brasil, com a criação de capacidades locais, métodos adaptados ao nosso contexto e projetos que evidenciam o potencial transformador dessa abordagem”, destacou Martinelli.
O congresso, realizado pela Asian Productivity Organization, uma organização intergovernamental que trabalha para fomentar o desenvolvimento econômico e social na Ásia e no Pacífico, promoveu o debate de como as Ciências Comportamentais podem ser aplicadas fora do eixo central de pesquisa do tema, que são promovidos pelos chamados países WIERD (ocidentais, ricos, industrializados, democráticos e com altos níveis de educação- da tradução do inglês).
Rede BRAIN
A CINCO também marcou presença no encontro da BRAIN- Rede Internacional de Pesquisa Comportamental em Ação- promovida pela OCDE, entre os dias 19 e 23 de maio, em Paris, França.
O evento promoveu a aplicação de conhecimentos em Ciências Comportamentais para a formulação de políticas públicas mais eficazes. A BRAIN funciona como uma rede de pesquisadores e especialistas que trabalham em conjunto para identificar e implementar soluções baseadas em evidências para desafios complexos.
Presente no encontro, a coordenadora da CINCO, Marizaura Camões, apresentou o resultado do projeto “Compras Sustentáveis” do MGI, que apoia a implementação de compras e contratações públicas baseadas na sustentabilidade. As Ciências Comportamentais foram usadas para entender o contexto, elaborar um diagnóstico dos problemas comportamentais envolvidos e, por fim, propor e testar estratégias de intervenção para estimular o uso de critérios de sustentabilidade nas compras públicas.
“Ter a experiência brasileira contada num evento internacional de tanta relevância, como o da OCDE, é de relevante importância. Podemos ser referência para o sul global e inspirar outros países que enfrentam realidades mais próximas as nossas a fazer uso de conhecimento de forma mais customizada”, argumentou Camões.
Webinário Rede CINCONECTE
No Brasil, a CINCO participou nesta quarta-feira (21/5) da 11ª edição Webinário da rede CINCONECTE. O evento online trouxe debateu como as Ciências Comportamentais podem contribuir para que as políticas públicas se tornem ambientalmente mais sustentáveis.
A CINCONECTE é uma rede em governo que reúne pessoas, organizações e outras entidades sociais que buscam desenvolver projetos, pesquisas e/ou compartilhar informações sobre Ciências Comportamentais aplicadas a políticas públicas ou a problemas públicos e é liderada pela CINCO.
Guia Metodológico
As novidades em Ciências Comportamentais não param! Nesta sexta-feira (23/5), a CINCO lançou seu Guia Metodológico. A publicação foi desenvolvida a partir do conhecimento adquirido com a experiência da CINCO, com o objetivo de ajudar as pessoas que atuam na formulação, implementação e gestão de políticas públicas a encontrar soluções inovadoras, utilizando as lentes das Ciências Comportamentais. O Guia auxilia, a partir de técnicas experimentadas, gestores a aplicarem o conhecimento comportamental em seus órgãos e instituições.