Notícias
PNGI
Pernambuco conclui plano de trabalho do Programa Nacional de Gestão e Inovação
Equipes do Governo de Pernambuco e do MGI durante reunião de alinhamento para a elaboração do plano de trabalho do PNGI. Foto: divulgação
Pernambuco já começou a transformar compromissos em resultados concretos com o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que reúne estados e municípios em torno de soluções gratuitas para aprimorar a Administração Pública. Após formalizar sua adesão ao programa, o estado acaba de finalizar a elaboração do seu plano de trabalho. Com isso, está iniciando a implementação de 19 soluções do Catálogo de Soluções Federativas, com foco em frentes como o atendimento ao cidadão, a transformação digital, a gestão de pessoas, a infraestrutura e a inclusão social.
A adesão do estado foi realizada durante a Caravana Federativa de Pernambuco, no dia 30 de abril de 2025. Com a adesão, o estado passa a contar com um conjunto de serviços disponíveis no Catálogo de Soluções Federativas, já testadas e utilizadas pelo governo federal. As soluções ofertadas são voltadas para ações que incluem a melhoria da gestão, o uso inteligente de recursos públicos e a digitalização de serviços. Cada estado recebe apoio técnico do MGI para elaborar um plano de trabalho e implementar as soluções prioritárias de acordo com suas necessidades locais.
A secretária de Administração de Pernambuco, Ana Maraíza Silva, destacou a relevância da assinatura. “A adesão ao PNGI é mais uma melhoria promovida pela Secretaria de Administração (SAD) para modernizar a Administração Pública, demonstrando compromisso com a eficiência, a transparência e a inovação. Essa ação promoverá uma rede de inovação que trará resultados concretos para a população pernambucana, além de aprimorar a capacidade de gestão e governança do Poder Executivo Estadual”, ressaltou.
Com um plano de trabalho já estruturado, Pernambuco avança com a implementação de soluções do PNGI em várias frentes da gestão pública. O estado aposta na inclusão digital dos municípios e, para isso, implantará o uso do Balcão GOV.BR nas nove unidades do Expresso Cidadão no estado (duas em Recife e uma em cada um dos seguintes municípios: Olinda, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Salgueiro e Carpina). Com a iniciativa, o acesso aos serviços digitais será facilitado.
Além disso, o Governo de Pernambuco vai realizar o autodiagnóstico de maturidade digital não apenas em órgãos estaduais, mas também em pelo menos 30 municípios, fortalecendo a governança digital local. O estado também está adotando soluções para promover maior eficiência na área de Gestão de Pessoas, como o Programa de Gestão de Desempenho (PGD), o App SouGov, o Observatório de Pessoal e o Dimensionamento da Força de Trabalho.
Na agenda de infraestrutura e patrimônio, Pernambuco está aderindo ao Geoportal da SPU, ao programa Imóvel da Gente e ao Racionaliza, metodologia voltada ao uso eficiente de espaços públicos. O desenvolvimento econômico e a inclusão social de mulheres em situação de violência também serão prioridades, com a adesão à política de cotas.
A adesão de Pernambuco reforça o espírito colaborativo que inspira o PNGI: compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população. Com apoio técnico, plano de trabalho estruturado e compromisso federativo, os estados ganham ferramentas para transformar a gestão pública de dentro para fora, com mais eficiência, mais inovação e mais cidadania.