Notícias
IMÓVEL DA GENTE
Imóvel da Gente destina áreas da União para aprimorar políticas públicas. Saiba mais sobre a linha 3 do programa!
Comunidade pesqueira em Ubatuba/SP comemora a conquista do TAUS para fortalecimento de atividades tradicionais. Foto: SPU/MGI
O Programa Imóvel da Gente já viabilizou a destinação em benefício da população de mais de 1.000 imóveis da União que estavam sem uso. Coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a iniciativa tem como objetivo dar uso social e estratégico a terrenos e edificações ociosas, com foco na promoção de políticas públicas, com impacto direto no cidadão.
O MGI trabalha por meio de quatro Linhas de Ação do programa: habitação, regularização fundiária, políticas públicas estratégicas e grandes áreas de múltiplos usos.
A Linha 3 – Políticas Públicas e Programas Estratégicos, atua em sinergia com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC e prioriza áreas fundamentais como saúde, educação, assistência social, cultura, direitos humanos, segurança alimentar e reforma agrária.
Com a destinação dos imóveis, o Ministério da Gestão busca ampliar a democratização dos serviços públicos essenciais, o desenvolvimento das economias locais e o uso sustentável e social da terra, que é patrimônio de todas e todos. O reconhecimento do território de povos e comunidades tradicionais também é foco desta linha, possibilitando a preservação das práticas culturais, incluindo diferentes modos de morar e de inserção produtiva.
Em parceria com estados, municípios e outras entidades, os imóveis da União são destinados para a construção, ampliação ou reforma de unidades públicas de ensino, unidades de saúde, centros culturais, postos policiais e de segurança, áreas de lazer, além de toda uma diversidade de destinações para infraestrutura urbana.
É o caso da reurbanização da Orla Marítima de Porto de Santana, no Município de Cariacica, no Espírito Santo, contemplando uma área de mais de 4 mil metros quadrados. Outro caso foi a cessão gratuita realizada para o Estado do Acre, para instalação de uma unidade da Patrulha Maria da Penha, no município de Rio Branco. A ação tem como objetivo ampliar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência.
A Linha 3 também contempla destinações voltadas à reforma agrária e ao reconhecimento dos territórios de povos e comunidades tradicionais, contribuindo para a permanência dessas populações em seus territórios, com respeito à diversidade cultural e ao uso sustentável da terra.
Em Brasília (DF), por exemplo, foram transferidas 5 áreas para o INCRA para fins de reforma agrária. As áreas são conhecidas como Acampamento Chapadinha, Fazenda Sobradinho I, Fazenda Sálvia, Fazenda Palma e Redeador e Fazenda Vendinha.
Com relação a povos e comunidades tradicionais, as destinações acontecem via Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) e beneficiam povos indígenas, comunidades quilombolas, entre outros. Até junho de 2025, foram destinadas 146 áreas por meio de TAUS, uma área total que ultrapassa os 16 milhões de metros quadrados e que favorece um número aproximado de 2.800 famílias.
No Amapá, no município de Ferreira Gomes, foi destinada área de mais de 3 milhões de metros quadrados para instalação de transmissão e distribuição de energia.
Já no Rio Grande do Norte, Município de São Gonçalo do Amarante, foi cedido imóvel para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para instalação de lagoas de captação do sistema de esgotamento sanitário do município.
Imóveis destinados para mais e melhores serviços públicos
Essa diversidade de destinações reforça o papel estratégico do Imóvel da Gente no fortalecimento de políticas públicas no território, promovendo inclusão social e gerando impacto direto na qualidade de vida da população. Na tabela baixo, estão detalhadas as diversas áreas de atuação contempladas pela Linha 3 do programa.
|
Destinação |
Número de Imóveis / Áreas |
Observações |
|
Saúde |
48 |
|
|
Educação |
84 |
|
|
Cultura, esporte e lazer |
44 |
|
|
Assistência social |
49 |
|
|
Política Nacional de Reforma Agrária |
13 |
34 milhões m2 |
|
Instalação de unidade policial ou militar |
50 |
|
|
Instalação de indústria, comércio e serviços |
16 |
|
|
Infraestrutura |
113 |
|
|
Sedes de órgãos da administração pública (Total) |
309 |
Administração Pública Federal: 217 (70%) Administração Pública Estadual e Distrital: 31 (10%) Administração Pública Municipal: 61 (20%) |
|
Unidades de preservação e proteção do meio ambiente |
25 |
15,8 bilhões m2 (86% da área total destinada dos imóveis da União) |
|
Áreas para Povos e Comunidades Tradicionais (TAUS) |
146 áreas |
Número aproximado de famílias de Povos e Comunidades Tradicionais beneficiadas: 2.800
Área total dos imóveis destinados para Povos e Comunidades Tradicionais: 17,6 milhões m2 |
Além dessas destinações, compõem a Linha 3 do Programa os imóveis destinados para unidades de aquicultura (130) e agropecuária (5). Há também destinações para unidades administrativas e de apoio de organizações da sociedade civil que trabalham com temas de interesse público. Outras como unidade administrativa de serviço funerário. No total, essas outras destinações somam 40 imóveis.