Notícias
IMÓVEL DA GENTE
Imóvel da Gente destina área na Praia de Iracema para instalação de campus da UFC e centro de ciências naturais
Representantes da Secretaria do Patrimônio da União do MGI participaram da assinatura do contrato de cessão gratuita de um imóvel do governo federal à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foto: Vitor Braga
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), assinou nesta segunda-feira (21/7) o contrato de cessão gratuita à Universidade Federal do Ceará (UFC) de um dos imóveis mais emblemáticos da orla de Fortaleza. A área, com 13.312 m², localizada na Praia de Iracema, será transformada no Campus Iracema, nova sede do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e do futuro Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) da UFC.
A destinação faz parte do Programa Imóvel da Gente, que tem como objetivo dar nova utilidade a imóveis da União sem uso ou ociosos, para políticas públicas como habitação, educação, assistência social, saúde, cultura e esporte, entre outros usos. Com a entrega do terreno do Campus Iracema, o Ceará soma 20 destinações realizadas por meio do programa.
A cessão do terreno se soma aos esforços dos governos estadual e municipal para a requalificação da Praia de Iracema, uma das áreas mais simbólicas e turísticas de Fortaleza. “Vamos transformar essa área em um grande equipamento para a cidade de Fortaleza, com impacto direto não só na educação, mas também no turismo e no lazer”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Desde 2023, o Imóvel da Gente já destinou 1.143 imóveis para políticas públicas estratégicas, sendo 84 voltados à área da educação. “Estamos colocando o patrimônio brasileiro a serviço da melhoria de uma das áreas com maior potencial de transformação social. Das destinações para a área da educação, 18 foram destinadas a terrenos e equipamentos para instituições federais de ensino. Por meio dessas entregas, milhares de estudantes em todo o país têm sido diretamente beneficiados.”, afirmou a secretária adjunta do Patrimônio da União, Alessandra d’Ávila, durante o evento de assinatura realizado em Fortaleza (CE).
Com a destinação, o MGI garante que o imóvel tenha agora uma finalidade pública, educativa e científica. “Ficamos muito felizes em poder oferecer à UFC essa possibilidade de expandir o ambiente universitário para uma área tão relevante do ponto de vista turístico e cultural da cidade de Fortaleza”, concluiu o superintendente do Patrimônio da União no Ceará, Fábio Galvão.
Requalificação urbana e impacto social

O prédio será reformado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto contempla a instalação da sede definitiva do LABOMAR, que já requer uma estrutura mais ampla e adequada para acomodar as pesquisas em andamento nas áreas de Oceanografia, Ciências Tropicais Marinhas e Ciências Ambientais, além dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. Já o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) terá exposições interativas e virtuais sobre os ecossistemas cearenses, além de contar com um cinema e um anfiteatro.
Durante a cerimônia de assinatura, o reitor da UFC, Custódio Almeida, destacou o papel da universidade como vetor de transformação social. “Esse equipamento é para sempre. Aonde a universidade chega, ela se instala e nunca mais vai embora. Ela fica e transforma a realidade do lugar. É o que viemos fazer aqui”.

- Fachada atual do prédio que será reformado para abrigar a sede do LABOMAR e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) (Imagem: SPU/MGI)