Notícias
GESTÃO E INOVAÇÃO
Gestão promove oficina sobre plataforma de dados geoespaciais para governos estaduais
Representantes dos governos dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte participaram, na última semana, de uma oficina online sobre a plataforma Geoportal que permite o acesso, visualização e análise de informações geográficas, também conhecidas como dados geoespaciais. O encontro foi promovido no âmbito do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), do Ministério da Gestão e de Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O PNGI é uma iniciativa que visa oferecer a governos estaduais e municipais com mais de 500 mil habitantes um conjunto de serviços e soluções tecnológicas para otimizar a gestão pública em áreas como compras governamentais, transformação digital e gestão patrimonial. O programa busca promover a colaboração entre o governo federal e os entes federativos, compartilhando práticas e soluções para aprimorar a entrega de serviços públicos à população.
“O Programa tem sido fundamental para auxiliar os estados na otimização da inovação, pois oferece ferramentas e soluções tecnológicas que visam aprimorar a gestão pública, facilitar o acesso a serviços digitais e promover o compartilhamento de experiências e boas práticas entre diferentes esferas de governo”, destacou o gerente do PNGI para o Piauí e membro da Coordenação-Geral de Cooperação em Gestão e Inovação do MGI, Luciano Costa.
Essa foi a primeira etapa da Oficina GeoPortal, em atendimento à ação prevista nos planos de trabalho dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte que são aderentes ao PNGI. O uso de dados e metadados geoespaciais, cartográficos, territoriais, ambientais e socioeconômicos é ferramentas essencial para a gestão territorial, o planejamento urbano, a análise ambiental e a tomada de decisões baseada em dados espaciais.
Oficina
O encontro foi conduzido pelo Coordenador-Geral Substituto de Geoinformação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Daniel Junges Menezes, e contou com a participação de gestores e servidores dos quatro estados mencionados. Na oportunidade ele detalhou o funcionamento do GeoPortal e esclareceu dúvidas.
O portal traz uma nova e avançada Infraestrutura de Dados Espaciais e representa um passo fundamental na gestão e na transparência do patrimônio imobiliário da União.
Os estados participantes do PNGI poderão contar em breve com acesso por meio do GOV.BR ao GeoPortal para usar a ferramenta da forma mais efetiva possível e com acesso a funcionalidades da ferramenta que não são acessadas por um usuário padrão. “Além disso, planeja-se criar um grupo de trabalho para avaliar a potencial integração de dados dos entes envolvidos, subsidiando, deste modo, estudos ainda mais aprofundados para melhoria da gestão de imóveis e a tomada de decisões baseada em dados”, completa Luciano Costa.