Notícias
CINE BLOCO K
Edição de julho do Cine Bloco K vai abordar Direitos Humanos e Cidadania
Imagem: Divulgação
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), promove nesta sexta-feira (18/7), às 12h, mais uma edição do projeto Cine Bloco K, com a exibição de curtas-metragens sobre Direitos Humanos e Cidadania. A iniciativa é uma ação conjunta das Assessorias de Participação Social e Diversidade dos dois ministérios e integra as atividades formativas previstas nos respectivos Planos de Integridade.
As sessões do Cine Bloco K contam com uma plataforma para exibição de filmes e documentários nas temáticas que valorizam a cultura popular, história, memória e produção audiovisual brasileira que dialogam com os desafios das políticas públicas do país.
A programação da edição de julho começa com uma contextualização das obras selecionadas, seguida da exibição de dois curtas-metragens e um documentário, todos com temáticas relacionadas aos direitos humanos e cidadania. A duração prevista da sessão é de uma hora. Para quem não puder comparecer presencialmente, a exibição também será transmitida ao vivo pelo Teams, ampliando o acesso ao conteúdo.
Os curtas-metragens escolhidos para essa sessão são:
Cor da Pele (15 min): O filme retrata o cotidiano de Kauan, menino albino de 11 anos, filho de pais negros. Com sensibilidade, o documentário apresenta os desafios e a alegria de uma infância vivida em uma família com múltiplas tonalidades.
Direção: Lívia Perini
Depois que te vi (16 min): Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí sua rotina muda completamente e seu foco passa ser essa nova paixão.
Direção: Vinícius Saramago
A voz da Prisão (20 min): Documentário sobre o sistema penitenciário e o ambiente carcerário nacional.
Direção: Anderson Quack
Direitos Humanos e Cidadania
Direitos humanos e cidadania são conceitos interligados que se complementam. Direitos humanos são universais e inerentes a todos os seres humanos, enquanto cidadania refere-se aos direitos e deveres de um indivíduo dentro de um estado específico. A cidadania garante que os direitos humanos sejam efetivados na prática, através da participação ativa do indivíduo na sociedade e do exercício de seus direitos civis, políticos e sociais.
O direito à igualdade é um dos principais direitos previstos tanto pela Declaração Universal dos Direitos do Homem quanto pela Constituição Federal brasileira de 1988. A Declaração, por sua vez, prevê que todos os seres humanos nascem livres e iguais, tanto em dignidade quanto em direitos.
A igualdade constitui um dos cernes do Estado democrático e de Direito, uma vez que ela não admite distinções ou diferenciações entre os cidadãos de qualquer tipo de modo a se garantir ou perpetuar privilégios que lhes sejam concedidos, quando reunidos em uma classe ou grupo, e em detrimento de um ao outro, por qualquer critério segregacionista. Além disso, a igualdade está fundamentada na ideia de dignidade humana, conceito central dos direitos humanos e nossa Constituição Federal tem como um de seus principais objetivos promover o bem-estar de todos os cidadãos sem que haja quaisquer formas de discriminação.
Serviço
Cine Bloco K - Edição Direitos Humanos e Cidadania
Horário: 12h
Data: 18/7
Local: Auditório do subsolo – Bloco K – Esplanada dos Ministérios
Exibição: Via Teams.