Notícias
CONCURSO PÚBLICO
Presidente Lula define prioridade para segurança pública e ministros anunciam concurso para Polícia Federal
Foto: Divulgação/PF
O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anunciaram nesta tarde a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de repor os quadros da Polícia Federal (PF) por meio de um concurso público para ingresso de mil profissionais em 2025 e provimento adicional de mil em 2026.
O ministro Ricardo Lewandowski destacou que o ingresso de 2 mil novos policiais representa a preocupação do governo federal em priorizar o investimento na área de segurança pública, ressaltando a importância dos profissionais para o combate à crimes organizados e ambientais e para a segurança das fronteiras. “Com esse concurso e o ingresso de profissionais este ano e no próximo, voltaremos à média histórica de 15 mil profissionais”, disse.
A ministra Esther Dweck reforçou a segurança pública como uma prioridade do presidente Lula. “Como já anunciamos, esse ano vamos fazer um ajuste de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual, mas dentro desse ajuste que precisamos fazer, o presidente deu uma grande prioridade para esse concurso”, explicou a ministra, em referência ao valor previsto para o gasto de pessoal com o provimento de novos concursos públicos em 2025, quando a LOA foi enviada ao Congresso Nacional, e que foi reduzido como uma das medidas de ajuste fiscal. “Estamos fazendo esse anúncio agora para que esse concurso possa ser iniciado o mais breve possível”, complementou.
Sobre as próximas etapas, a ministra Esther Dweck explicou que deve ser publicada, no mês de fevereiro, a portaria de autorização do concurso público para que a partir dela a PF possa dar andamento ao certame. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, explicou, acrescentando que o concurso será realizado pela Polícia Federal. O concurso de 2025 terá mil vagas e provimento adicional de mil em 2026.
O concurso contará com vagas para todos os cargos policiais – delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista –, explicou Rodrigues. No entanto, o quantitativo de cada cargo ainda será definido pela PF.