Notícias
CAR
MGI e Dataprev realizam Workshop em parceria com a Noruega para o compartilhamento do Cadastro Ambiental Rural com outros países
O workshop entre MGI, Dataprev e especialistas noruegueses seguiu até a última sexta-feira (7). Foto: MGI
Entre os dias 27 e 31 de janeiro, foi realizado um workshop presencial na sede da Dataprev, em Brasília, com o objetivo de viabilizar o compartilhamento da tecnologia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com outros países e estados brasileiros que ainda não utilizam o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) — atualmente, são 10 estados nessa situação. O evento contou com a participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Dataprev, além de desenvolvedores e especialistas da Agência Norueguesa para Cooperação em Desenvolvimento (Norad), da Open Earth Platform Initiative (OpenEPI) e da Universidade de Oslo.
O workshop, que seguiu de forma remota até sexta-feira, 7 de fevereiro, teve como principal objetivo desenvolver um protótipo funcional do novo módulo de cadastro do CAR. Esse protótipo representa a primeira etapa na construção da solução, que será utilizada no Sicar e também disponibilizada gratuitamente para outros estados brasileiros, organizações diversas e países interessados.
O Diretor do Cadastro Ambiental Rural, Henrique Dolabella, afirma que o Brasil está contribuindo para essas iniciativas ao disponibilizar a tecnologia do CAR para outros países. “Problemas globais exigem soluções compartilhadas. Disponibilizar a tecnologia do CAR para utilização por outros países é uma contribuição do Brasil para iniciativas de combate às mudanças climáticas e ao desmatamento.”
O evento foi estruturado como um projeto temporário de desenvolvimento conjunto entre Brasil e Noruega, com equipes da Dataprev e de três instituições norueguesas trabalhando de forma imersiva durante duas semanas. O resultado dessa colaboração não é ainda o módulo completo, mas sim um protótipo funcional, ou seja, uma primeira versão do que será disponibilizado para todos em novembro.
Para esse primeiro sprint, a base tecnológica testada foi o DHIS2, um Bem Público Digital desenvolvido pela Universidade de Oslo. Esse sistema já é utilizado por 140 países para a coleta, visualização e processamento de dados em diversas áreas, como saúde, clima e educação, e está sendo avaliado como base para o novo módulo de cadastro do CAR.
Os resultados da primeira semana indicam um ritmo acelerado de desenvolvimento e alta qualidade no protótipo construído, reforçando o potencial da solução para os próximos passos. O MGI pretende apresentar a primeira versão do novo módulo de cadastro do CAR como bem público digital na COP 30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, no Pará.