Notícias
ESTATAIS
Estatais debatem plano de ação do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão
A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação (Sest/MGI) promoveu, nesta segunda-feira, 10/02, a primeira reunião do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão firmado por 33 estatais há cerca de quatro meses. A agenda aconteceu na sede da Petrobras (RJ), m formato híbrido, e contou com a participação de mais de 60 pessoas de diversas empresas estatais federais. Nesta primeira reunião operacional, foram debatidos 13 tópicos de um plano de ação para o ano.
“Esta é uma agenda fortalece as empresas, a inovação e o estado brasileiro. As estatais representam 6% do PIB nacional e atuam para a sociedade. Nós avançaremos na gestão pública, se representarmos a diversidade da sociedade brasileira”, defendeu Elisa Leonel, secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, na abertura da reunião.
Diretora de assuntos corporativos da Petrobras, Clarisse Copetti reforçou a importância do posicionamento das empresas estatais em relação à diversidade. “As estatais brasileiras são referência em diversas áreas; a Petrobras, por exemplo, tem atuação internacional; o que fazemos impacta o país e o planeta. As empresas estatais juntas têm potencial para serem não apenas inspiração, como também sustentação da pauta da diversidade no Brasil. É o momento de mostrarmos a nossa posição e nos mantermos firmes”, defendeu.
Conduzindo a reunião, Luciana Toldo explicou que as empresas signatárias do Pacto assumirão compromissos, mas que serão considerados os diferentes perfis e níveis de maturidade em relação ao tema. “Vamos trabalhar com o método Pratique ou Explique: quando uma empresa não conseguir cumprir o compromisso, deverá explicar os motivos, para que possamos avançar juntos”.
Finalizando o encontro, Elisa Leonel reforçou que o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais integra o Inova, programa do Ministério da Gestão e Inovação que visa fortalecer a governança das estatais, com foco em capacitação, modernização e alinhamento estratégico. “Vamos conectar as ações previstas neste às iniciativas do programa Inova”, sugeriu. O Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais - Inova foi instituído por meio do Decreto 12.303, assinado pelo Presidente Lula em dezembro de 2024, e tem como finalidade aprimorar o desenho institucional e a governança, formar capacidades em gestão, coordenação e supervisão de empresas estatais federais e produzir conhecimento sobre o tema.
Os participantes enfatizaram a necessidade de institucionalizar a atuação do grupo para que não seja impactado por mudanças de gestão e se mantenha no longo prazo “Precisamos construir uma estrutura de governança para que este grupo dê continuidade às ações propostas e tenham força dentro de suas empresas”, reforçou a coordenadora do projeto e assessora da Sest/MGI Luciana de Almeida Toldo.
O próximo passo será a formação de grupos específicos e de coordenadores para cada uma das ações. A próxima reunião está prevista para março, na sede do Banco do Brasil em Brasília (DF).