Notícias
COOPERAÇÃO FEDERATIVA
Prefeitas de grandes cidades se juntam ao Programa Nacional de Gestão e Inovação do MGI e consolidam marca histórica
O governo federal e lideranças femininas do setor público celebraram nesta quarta (04/12) uma conquista: todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes comandados por mulheres passaram a integrar o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). O anúncio foi feito durante os “Diálogos FNP-Mercocidades", evento que faz parte da XXXª Cúpula Mercocidades, realizada em Niterói (RJ).
As governadoras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Fátima Bezerra e Raquel Lyra, já faziam parte do programa e agora unem forças às prefeitas de Campo Grande (MS), Adriane Lopes, Aracaju (SE), Emília Corrêa, Contagem (MG), Marília Campos e Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão.
“É um passo simbólico e poderoso. Essas gestoras estão trazendo velocidade, inovação e compromisso com o aprimoramento da gestão pública. O MGI está ao lado delas, apoiando para que cada cidade entregue mais e melhor para quem mais importa, as pessoas. Esse é o impacto da liderança feminina transformando a gestão pública”, comemorou a secretária executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Mori.
A ampliação do PNGI é reflexo de um movimento que vem reposicionando o papel da gestão pública nas cidades brasileiras. Criado no final de 2023, o programa nasceu com uma missão clara: fortalecer capacidades estatais e impulsionar soluções de modernização administrativa em colaborações entre governo federal e estados. Em 2024, essa atuação ganhou novo fôlego com a entrada direta de capitais e grandes municípios.
"Com a adesão das prefeitas e o engajamento dos estados, o PNGI se projeta como uma das principais estratégias nacionais de inovação e gestão pública, delineando um novo ciclo para a atuação federativa no Brasil”, complementou Cristina Mori.
A prefeita de Contagem (MG), Marília Campos, celebrou a parceria. “Por meio desse programa vamos modernizar, ampliar o serviço público para fazer mais, melhor e com menos recursos. Essa é uma política real de apoio do governo Lula para que as nossas cidades fiquem melhores. Estamos trabalhando todos os dias para que Contagem avance ainda mais”, frisou.
Expansão do PNGI
O encontro em Niterói marcou a entrada de outras oito cidades no PNGI, totalizando 15 municípios que integram o programa. Além do apoio técnico de gerentes do MGI por dois anos, cada município passa a ter acesso ao Catálogo de Soluções Federativas - um conjunto de mais de 30 serviços gratuitos do governo federal voltados para simplificar a gestão, ampliar a eficiência e melhorar entregas públicas. Entre as soluções prioritárias estão o Contrata+ Brasil, o Balcão GOV.BR, o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) e a Escola Virtual de Governo (EV.G), ferramentas que aceleram processos, reduzem custos e fortalecem a transparência.