Notícias
BALANÇO MGI
Perfil Profissiográfico promove alocação mais eficiente de talentos no serviço público
Imagem: Divulgação
Lançado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na atual gestão do governo federal, o Perfil Profissiográfico do Servidor Público Federal é uma nova ferramenta voltada a aprimorar a gestão de pessoas na Administração Pública. Esse instrumento busca reunir e sistematizar informações sobre as trajetórias profissionais, competências e formações dos servidores, permitindo uma visão mais completa do corpo funcional do governo federal.
A ideia nasceu a partir da primeira edição do CPNU. Todos os 21 órgãos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado em 2024 utilizam a ferramenta, além de três órgãos em caráter experimental: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O Perfil Profissiográfico cruza os dados do currículo e as respostas a um questionário respondido por servidores aprovados com os perfis de vagas informados previamente pelos órgãos. O resultado é um Relatório Individual de Subsídio à Alocação, o chamado RISA, que sugere em que área o servidor pode ser alocado de forma mais estratégica e eficiente. Até o momento, já foram emitidos 5.114 relatórios.
O Perfil foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MGI) como parte de esforço para modernizar a política de gestão de pessoas e o planejamento estratégico e a alocação mais eficiente de talentos. A partir dos dados reunidos, torna-se possível identificar potencialidades, mapear lacunas de capacitação e subsidiar ações de desenvolvimento profissional.
O Perfil Profissiográfico significa um avanço importante na consolidação de uma gestão pública baseada em evidências. A ferramenta opera integrada ao módulo Currículo e Oportunidades do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) do governo federal, já que utiliza os dados do currículo criados na plataforma SouGov. O Perfil forma uma base estruturada que facilita a tomada de decisão sobre movimentações, promoções e capacitações.
Além de servir como instrumento de diagnóstico, o Perfil Profissiográfico apoia políticas de valorização do servidor e de fortalecimento da liderança pública, ao permitir que os órgãos conheçam melhor suas equipes e direcionem programas de formação e reconhecimento de maneira mais assertiva. A ideia de implementar esse instrumento está alinhada à agenda de transformação do Estado conduzida pelo MGI, que busca tornar o serviço público mais eficiente, inclusivo e orientado a resultados.
“O Perfil Profissiográfico representa um passo fundamental para se compreender quem são os servidores públicos federais e como podemos potencializar suas trajetórias profissionais em benefício da sociedade", destaca Janice Godinho, coordenadora de Gestão de Informações e Conhecimento em Concursos e Provimentos da SGP.