Notícias
IMÓVEL DA GENTE
Governo federal doa à UFMT imóvel rural que funciona como sede da Fazenda Experimental da universidade
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU-MS) assinou, na última semana, o contrato de Doação com Encargo à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de imóvel da União, objetivando a instalação do Projeto Fazenda Experimental. A destinação integra o Programa Imóvel da Gente.
Localizada na zona rural do município de Santo Antônio do Leverger (a 30km de Cuiabá), em uma gleba urbana denominada Fazenda da Bica, e com área de 1.007.500,00m² de terreno, a fazenda tem como foco a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades didáticas e integração do conhecimento entre diferentes departamentos.
A fazenda também serve como local para aulas práticas, estágio de campo, pesquisas e curso de extensão. Possui setores de agricultura, fruticultura, produção animal – incluindo avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, equideocultura, ovinocultura e suinocultura – e ainda o setor de reprodução animal.
Além de atender aos alunos dos cursos da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ/UFMT), o local também atende alunos da Faculdade de Medicina Veterinária (FAVET/UFMT), alunos da Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA/FAAZ/UFMT), Agricultura Tropical (PPGAT/FAAZ/UFMT) e Ciência Veterinária (FAVET/UFMT).
Números do Imóvel da Gente
Desde a sua criação, o Programa Imóvel da Gente já promoveu a destinação de 1.472 imóveis em todo o território nacional, impactando positivamente a vida de cerca de 400 mil famílias. No estado de Mato Grosso, foram 27 destinações para diversas finalidades. Os imóveis têm sido utilizados para atender desde demandas de infraestrutura urbana, segurança pública e defesa até atividades produtivas como agropecuária e aquicultura.
Também foram destinados bens para serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, saneamento, transporte, entre outros. Um destaque importante são os imóveis destinados especificamente ao uso de povos e comunidades tradicionais, evidenciando o compromisso do programa com a inclusão social e a valorização da diversidade.
Com ações como essa, o Programa reafirma o compromisso do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em garantir uso social, produtivo e sustentável ao patrimônio público da União, aproximando-o da população e fortalecendo políticas públicas que impactam diretamente o desenvolvimento do país.