Notícias
COMPRAS PÚBLICAS
Gestão promove 3º Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas
Seminário promove debates sobre o uso da Inteligência Artificial e da cibersegurança em licitações públicas. Foto: André Correa
Com o tema “Inteligência Artificial e Cibersegurança nas Licitações Públicas”, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) iniciou nesta terça-feira (9/12), em Brasília, o 3º Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas. O evento reúne, em formato híbrido, cerca de três mil pessoas entre especialistas, gestores e servidores públicos para discutir inovação, sustentabilidade, tecnologia e eficiência nas compras governamentais.
O Seminário, realizado pela Central de Compras da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), segue até esta quarta-feira (10/12) e pode ser acompanhado pelo canal do MGI no YouTube. Na abertura do evento, a secretária adjunta da Seges, Regina Lemos, destacou a importância da modernização dos processos de contratações para a eficiência das políticas públicas e da colaboração entre a União, estados e municípios.
“A contratação pública passa pela aquisição de insumos e de serviços e viabiliza tudo que há no serviço público: desde as entregas das políticas públicas até a prestação dos serviços públicos ao cidadão. Discutimos neste seminário as formas de como revolucionar essas contratações, tornando-as mais simples e eficientes, com inovação, tecnologia e segurança”, explicou a secretária.
A mesa de abertura do evento contou também com a participação da diretora do Departamento de Segurança da Informação do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Danielle Pinto; do Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Marcelo Eira; e da diretora da Central de Compras do MGI, Marfisa Castro, que destacou a relevância da realização do seminário.
“Vivemos um momento decisivo. A transformação digital redefine processos, amplia transparência e abre espaço para intervenções mais inteligentes, mas também cria riscos que demandam atenção redobrada como as vulnerabilidades cibernéticas, proteção de dados, rastreabilidade de decisões algorítmicas e estruturas tecnológicas resilientes. Por isso esse seminário é tão necessário”, definiu a diretora.
Ao longo de todo o evento, os participantes discutem como a inteligência artificial e a cybersegurança aprimoram o planejamento das compras públicas, fortalecem a fiscalização dos contratos, ampliam a capacidade de análise de riscos e inauguram novas formas de governança baseadas em dados, automação e confiabilidade.
Compras públicas e sustentabilidade
Na tarde do primeiro dia de realização do Seminário, o diretor de Normas e Sistemas de Logística do MGI, Everton dos Santos, abordou em um painel as iniciativas de IA que hoje contribuem para a inovação do processo das compras públicas governamentais. Também destacou a plataforma Contrata+Brasil e o Sistema de Compras Expressas (Sicx) como exemplos reais de inovação.
“As compras públicas se apresentam hoje como concretude de política pública na prática. Ainda bem que as compras públicas deixaram de ser área meio e estão na agenda do governo como políticas públicas, e o cidadão pode perceber o valor de tudo isso chegando até ele”, afirmou Everton.
Em outra abordagem, a diretora da Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, Gabriella Maretto, reforçou o papel das compras públicas como indutor do desenvolvimento sustentável capaz de promover mudanças estruturais no país.
A diretora apresentou a Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ENCP), que foi instituída nesta semana por meio do Decreto 12.771/25. O documento é resultado de um processo democrático de construção, coordenado pelo MGI, que envolveu governo, indústria, academia e sociedade civil em amplo diálogo sobre o futuro das compras públicas brasileiras.
“A ENCP representa um marco importante para agenda de compras públicas como instrumento estratégico para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e soberano no Brasil, pois além de institucionalizar essa visão, estrutura e integra ações concretas para fortalecer as compras públicas no Brasil”, reforçou Maretto.
O 3º Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas segue até esta quarta-feira (10/12), com transmissão online para ampliar o alcance das discussões.
Confira na íntegra o primeiro dia do evento: