Notícias
CIDADANIA DIGITAL
Gestão assina acordo para melhorar o acesso à cidadania digital na Amazônia Legal
Fortalecer o acesso à cidadania digital por indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas na Amazônia Legal. Este é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica nº23/2025, assinado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Rede Conexão Povos da Floresta, prevendo ações conjuntas para escuta, formação, governança de dados e realização de estudos em tecnologia e comunicação digital. O documento foi divulgado, nesta sexta-feira (26/12), no portal do ministério.
“O ministério sempre teve esse olhar de não deixar nenhuma pessoa para trás na transformação digital, nosso objetivo é levar as facilidades de um governo digital para todas as pessoas”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Com essa cooperação, esperamos ampliar o acesso à cidadania digital na Amazônia Legal, escutando e formando pessoas, além de entender sobre como serviços digitais são usados nessas localidades”, complementou o secretário.
Segundo Mascarenhas, também está prevista a busca para fortalecer lideranças locais e pela identificação de oportunidades para soluções digitais mais adequadas à realidade local. Além disso, a cooperação vai gerar diagnósticos para apoiar futuras decisões e melhorias nas políticas e práticas do governo digital. “Ao colocarmos essas pessoas no centro, queremos transformar essas vivências, e essa a cooperação abre caminho para um governo digital mais atento às diferentes realidades do país”, acrescentou.
Para Tasso Azevedo, do comitê de coordenação da Rede Conexão Povos da Floresta, o acordo representa a conectividade significativa aproximando o Poder Público das áreas protegidas da Amazônia Brasileira. “Acreditamos que essa parceria com a Secretaria de Governo Digital do Governo Federal tem o potencial de amplificar as vozes dos povos da floresta, integrando políticas públicas e segurança digital para comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas”, disse.
De acordo com o plano de trabalho estabelecido, as ações de escuta, pesquisa e testes de uso serão conduzidas pela Secretaria de Governo Digital (SGD), com execução do Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos, o LabQ. Lançado em 2023, essa iniciativa tem o objetivo de oferecer serviços que atendam às necessidades dos cidadãos da forma mais simples, amigável e sustentável.
Rede Conexão Povos da Floresta
A Rede Conexão Povos da Floresta é uma iniciativa que conecta, por meio de internet, comunidades em territórios protegidos da Amazônia brasileira e fortalece a inclusão digital segura e consciente, ampliando o acesso à saúde, educação, proteção territorial, cultura e empreendedorismo. A proposta de conectividade significativa busca fazer com que o acesso digital tenha utilidade real no dia a dia, apoiando o exercício de direitos e fortalecendo a proteção da floresta.
A rede é composta por organizações e entidades da sociedade civil e do setor privado e é coordenada por organizações de base extrativista, quilombola e indígena. O acordo com a Rede foi assinado por meio do Instituto Conexão Povos da Floresta (ICPF).