Notícias
GESTÃO INOVADORA
Ciências comportamentais é tema de palestra para entes federativos aderentes ao PNGI
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu, nesta semana, uma palestra online que reuniu gestores de diversos estados e municípios, por meio da equipe da Unidade de Ciências Comportamentais – a CINCO (SEGES/MGI), para entes federativos participantes do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Tendência na gestão de políticas públicas, o estudo das Ciências Comportamentais vem ajudando governos a entender como fatores sociais, culturais, emocionais e cognitivos influenciam as ações e escolhas das pessoas.
O Programa, uma iniciativa do MGI, acontece por meio da adesão de entes federativos, estados e municípios. Com isso, os entes passam a ter acesso a um pacote de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública em áreas estratégicas como Transformação Digital, Inovação e Desenvolvimento de Competências e Lideranças, Patrimônio Imobiliário, Logística e Compras Públicas, Transferências e Parcerias, Governança de Estatais.
O “Conhecimento das Ciências Comportamentais para Solucionar Desafios de Gestão" é uma das soluções oferecida aos entes federativos aderentes ao PNGI. As ciências comportamentais são um campo interdisciplinar que estuda o comportamento humano e os processos de tomada de decisão, utilizando conhecimentos de diversas áreas como psicologia, sociologia, neurociência e economia.
Capacitação
O objetivo da iniciativa foi, segundo a coordenadora-geral da CINCO, Marizaura Camões, “apresentar, de forma introdutória, como as ciências comportamentais podem fortalecer o PNGI ao apoiar diagnósticos, desenho de soluções e melhoria de serviços e processos de gestão, trazendo conceitos fundamentais, exemplos práticos e caminhos iniciais para aplicação nos desafios públicos”, disse.
A palestra foi apresentada pelos servidores da CINCO Fábio Iglesias e Helena Azambuja. Além da apresentação, o time da CINCO divulgou o link da CINCOPÉDIA - a central de conteúdos da CINCO e convidou os presentes a aderirem à Rede CINCONECTE.
De acordo com a coordenadora do PNGI, Catarina Pinheiro, o próximo passo no âmbito do PNGI é levantar interesses de temas para realizar oficinas de aplicação das Ciências Comportamentais. “Em janeiro de 2026, estamos programando mais uma palestra para atender entes federativos que não puderam comparecer a esse evento de dezembro e mais entes que estão aderindo ao PNGI. Esse novo público também terá oportunidade de contribuir com temas de interesse e participar da ação proposta”, finalizou.