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GOVERNO DIGITAL
Banco Mundial: Brasil segue entre os líderes mundiais em Governo Digital
O Brasil continua entre os países com índice mais alto de Governo Digital segundo novo estudo do Banco Mundial, divulgado nesta quinta-feira (18/12). Na edição de 2025 do Govtech Maturity Index (GTMI), o país alcançou a nota 0,986 e permaneceu entre os 80 países da categoria mais alta. Em 2023, o Brasil teve a nota 0,975, o que revela um crescimento em relação ao resultado alcançado neste ano. Ao todo, 197 países participaram desse levantamento, cuja nota máxima é 1.
Durante o lançamento do estudo, a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, disse que iniciativas como o Índice de Maturidade GovTech são essenciais porque dão aos países uma noção clara de onde estão em sua jornada com o governo digital. “Esses índices ajudam a sustentar o compromisso político e institucional ao longo do tempo. Estamos felizes com o resultado alcançado pelo Brasil em 2025, continuamos numa crescente”, celebrou.
O GovTech Maturity Index tem o objetivo de oferecer uma visão abrangente da transformação digital no setor público em 197 países. O estudo mede o nível de maturidade de quatro áreas críticas como:
- Sistemas centrais de governo e infraestrutura digital compartilhada;
- Prestação de serviços públicos on-line;
- Engajamento digital dos cidadãos; e
- Habilitadores de GovTech, incluindo outras dimensões importantes como estratégia, instituições, leis e regulamentos, competências digitais e políticas e programas de inovação.
As atualizações do GTMI baseiam-se em duas fontes de dados: respostas a questionários autodeclaradas pelos países participantes e dados coletados remotamente para os países não participantes. Esta é a terceira edição do GTMI e em todas o Brasil ficou na categoria mais alta.
Segundo a secretária-adjunta, o lema que guia a transformação digital do Brasil é "um governo para cada pessoa". “Isso significa que ninguém deve ficar para fora, independentemente do nível de habilidade digital, conectividade ou do dispositivo que utiliza. Uma transformação digital centrada no usuário é um aspecto fundamental da nossa abordagem”, complementou.
Neste sentido, o Ministério da Gestão lançou em 2024 o programa Balcão GOV.BR. A iniciativa oferece atendimento presencial para pessoas que enfrentam dificuldades no uso do GOV.BR - como idosos, pessoas sem acesso à internet ou com baixa alfabetização digital. Atualmente, o programa já está disponível em 14 estados, 93 municípios e já conta com 118 unidades de atendimento, que podem ser encontradas no gov.br/presencial.
Estratégias
Outras iniciativas do Governo do Brasil para a melhoria das iniciativas de transformação do Estado, a secretária adjunta citou a Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) e a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD). A primeira norma foca em melhorar a eficiência e fortalecer a governança digital dentro do Governo Federal, com ações e metas para todos os mais de 250 órgão e entidades do governo. A última EFGD, lançada em 2024, consolida e amplia avanços, incorporando inclusão, direitos humanos e sustentabilidade.
Já a segunda, se trata de um conjunto de recomendações para serem seguidas tanto pela administração pública federal quanto por estados e municípios, com o objetivo de articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Entre os objetivos da ENGD estão a Qualidade dos Serviços Públicos; Identificação Única do Cidadão; Privacidade e Segurança; e Inteligência de Dados.