Notícias
IMÓVEL DA GENTE
Parceria com Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pode agilizar regularização fundiária em Pernambuco
Entrega de títulos do Imóvel da Gente na comunidade de Brasíia Teimosa, contou com parceria do Programa Moradia Legal, do TJPE
Na última quinta-feira (14/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participaram da entrega de 599 títulos de regularização fundiária de interesse social à comunidade de Brasília Teimosa, em Recife (PE). A ação integra o Programa Imóvel da Gente, iniciativa do governo federal que democratiza o uso de imóveis da União, destinando-os a fins sociais, ambientais, culturais e econômicos, com prioridade para habitação e regularização fundiária.
Durante a cerimônia de entrega, a ministra Esther destacou a importância da participação dos moradores no processo de regularização. Ela fez um apelo para que os beneficiários levem a documentação ao cartório do município, etapa fundamental para que os títulos sejam efetivados.
“Eu queria fazer esse apelo a toda a comunidade aqui da Brasília Teimosa, que tem o direito a receber. Peguem os seus documentos e levem ao cartório. Essa parte é muito importante. A gente tem um trabalho nosso, mas precisamos do trabalho de vocês também, que é o mais simples, que é pegar os documentos de vocês e levar lá no cartório”, reforçou a ministra.
Para conseguir a regularização fundiária no local, o Imóvel da Gente contou com a ajuda do Programa Moradia Legal, iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que atua em parceria com prefeituras e cartórios para garantir a legalização de imóveis não registrados ou com pendências. O objetivo é assegurar que os moradores sejam reconhecidos oficialmente como proprietários, dando segurança jurídica ao processo. A coordenadora adjunta do Moradia Legal, Sara Lima, ressaltou a importância desse trabalho junto aos cartórios para o processo de regularização.
“Agora aquele imóvel é registrado no nome da pessoa, só ela pode dispor dele, ninguém mais pode tirar dela pois está no nome dela. A regularização não é só entrega do título, mas é urbanística, ambiental e social”, afirmou Sara.
Criado em 2018, o programa Moradia Legal atua em todos os municípios pernambucanos e já realizou a entrega de mais de 40 mil títulos de propriedade em toda sua história. O programa conta com parcerias nas diversas esferas administrativas. Dentre elas, está a Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco, que representa o Imóvel da Gente no estado.