Notícias
Uso de insights comportamentais para o aumento da escolha por produtos mais sustentáveis nas compras públicas
Captura de tela da apresentação dos resultados do Projeto Compras Sustentáveis
Na última sexta-feira (14/03), a CINCO apresentou os resultados do Projeto Compras Sustentáveis, desenvolvido em parceria com a Diretoria de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (DELOG/ MGI).
O projeto teve como objetivo apoiar o avanço na implementação de compras e contratações públicas baseadas na sustentabilidade. A iniciativa partiu de um grande interesse da alta administração do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no tema, em paralelo a diversas outras ações do órgão direcionadas à promoção da sustentabilidade na gestão pública.
O encontro envolveu diversas áreas do Ministério. Pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), estiveram presentes o Secretário Roberto Pojo, a Secretária-Adjunta, Kathyana Buonafina, e o Secretário Substituto, Herbert Barros, e as equipes da Diretoria de Inovação (DINOV) e da DELOG, bem como a Coordenadora-Geral da CINCO, Marizaura Camões. Representantes do Gabinete da Ministra Esther Dweck, como o Assessor Especial Felipe Guth, e os Coordenadores da Secretaria-Executiva da Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (CICS), Emilio Chernavsky e Camila Krepsky participaram da apresentação.
Tendo em vista que o ponto central das compras públicas sustentáveis está na incorporação de critérios de sustentabilidade nas aquisições governamentais, o foco do projeto foi direcionado para identificar potenciais intervenções que possam contribuir para uma maior adesão ao uso destes critérios no momento da compra. Para isso, foram identificadas barreiras comportamentais e realizados testes de intervenções que busquem estimular a adesão ao uso de critérios de sustentabilidade em aquisições públicas no Portal de Compras do Governo Federal.
A falta de familiaridade, a percepção de que compras sustentáveis são complexas, caras e demoradas, e a própria insegurança dos servidores compradores, que têm medo de sanções de órgãos de controle, fazem com que os critérios de sustentabilidade ainda sejam pouco utilizados na hora de realizar compras públicas no Brasil. A cultura do menor preço ainda predomina", aponta Andréa Mendes Peron, Coordenadora do projeto.
A equipe do projeto utilizou o método CINCO para compreender o contexto das compras sustentáveis no país, elaborar um diagnóstico dos problemas comportamentais envolvidos e, por fim, propor e testar estratégias de intervenção para estimular o uso de critérios de sustentabilidade nas compras públicas.
As atividades para coleta de dados e evidências para entender a baixa adesão ao uso de critérios de sustentabilidade nas compras públicas incluíram oficinas de trabalho, entrevistas com especialistas e atores relevantes no tema, e uma breve pesquisa para compreender as dificuldades encontradas pelos órgãos do governo federal na implementação do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS). O Plano, lançado em novembro de 2024, abrange metas, indicadores e ações de sustentabilidade voltadas ao uso eficiente de recursos naturais e materiais, gestão de resíduos, eficiência energética, gestão de água e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Na sequência, foi elaborado um experimento para testar estratégias de intervenção comportamental elaboradas para incentivar a escolha de produtos que atendam a critérios de sustentabilidade. Os testes foram realizados em um cenário hipotético, utilizando-se simulação de telas do Portal de Compras do governo federal para criar um ambiente similar ao ambiente real do Portal. A partir da análise dos resultados encontrados, foram elaboradas recomendações, considerando as intervenções que apresentaram maior potencial para gerar a mudança desejada no mundo real.
A intervenção testada que gerou maior impacto foi a inserção de uma instrução explícita sobre sustentabilidade para os compradores na hora da compra.
Quando a instrução da compra trouxe de forma explícita a necessidade de escolher produtos que atendessem a critérios de sustentabilidade, 59% dos compradores escolheram produtos mais sustentáveis. Na ausência dessa instrução, apenas 19% dos compradores fizeram a escolha adequada. Ao se analisar o impacto de todas as intervenções testadas, concluiu-se que as chances de os compradores escolherem os produtos mais sustentáveis aumenta em 6 vezes quando a instrução de compra é objetiva e explícita nesse sentido.
E os resultados são melhores ainda quando, além da instrução de sustentabilidade, os produtos mais sustentáveis são identificados com um destaque visual que representa a sustentabilidade. Nesse caso, os produtos sustentáveis têm até 9 vezes mais chances de serem escolhidos.
Segundo Claudia Wehbe, Diretora de Inovação do MGI, “A aplicação de Ciências Comportamentais, como o que foi feito com o projeto de compras públicas com critérios de sustentabilidade, traz novas perspectivas para se pensar a formulação de políticas públicas. Trazemos evidências com medidas não onerosas, e com a possibilidade de testar formas diferentes de uso dos insights comportamentais nas iniciativas do Ministério, antes de dar escala a essas soluções.” A apresentação dos resultados do projeto encerra um ciclo da parceria iniciada com a DELOG no final de 2023, e marca o início de outras atividades na CINCO. Para além dos nudges, que funcionam como incentivo ao comportamento desejado, como no caso deste projeto, a CINCO tem trabalhado também com a remoção de barreiras (sludges), que, ao contrário, impactam negativamente o processo de tomada de decisão do cidadão. “Estamos com vários projetos estratégicos este ano, como o mapeamento anti-sludge F5, que é um método sendo elaborado pela CINCO para identificar e remover barreiras comportamentais em serviços públicos digitais”, finaliza.
