Notícias
11ª edição do Pró-Integridade, com o tema “Empatia como mecanismo de prevenção a assédio e à discriminação”.
MGI promove debate sobre empatia como ferramenta de prevenção ao assédio e à discriminação
Na última edição do ciclo de encontros "Integridade Convida", promovido bimestralmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio do Subcomitê de Integridade, o debate girou em torno de um tema essencial para o ambiente organizacional: a empatia como mecanismo de prevenção ao assédio e à discriminação.
O evento, intitulado 11º Pró-Integridade Convida, organizado pela Comissão de Ética, e apoiado pela Assessoria Especializada em Controle Interno, reuniu servidores públicos e especialistas da área de integridade para discutir como a escuta ativa, o respeito às diferenças e a compreensão do outro podem fortalecer relações de trabalho mais saudáveis e éticas.
A mesa contou com a participação do Secretário-Executivo da Comissão de Ética da Advocacia-Geral da União (AGU), Davi Valdetaro Gomes Cavalieri, que destacou o papel da empatia na promoção de ambientes respeitosos e na mitigação de condutas inadequadas. Segundo Cavalieri, “não há integridade sem a capacidade de se colocar no lugar do outro”.
Também participou como painelista a Corregedora do MGI, Érica Bezerra Queiroz, que compartilhou reflexões sobre como a atuação correcional pode e deve dialogar com ações preventivas pautadas no cuidado com as relações humanas no serviço público. Para ela, “promover a empatia não é suavizar as responsabilidades, mas sim criar uma cultura de respeito que dificulte o surgimento de comportamentos abusivos”.
A mediação foi conduzida por Érico de Ávila Madruga, Coordenador-Geral de Governança e Controle da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/MGI), que enfatizou a importância da articulação entre os pilares da integridade — ética, correição, ouvidoria e governança — para o fortalecimento de ambientes institucionais íntegros.
O ciclo Pró-Integridade Convida tem se consolidado como um espaço estratégico de reflexão e sensibilização dentro do MGI, reafirmando o compromisso da Pasta com uma administração pública ética, inclusiva e acolhedora. A próxima edição está prevista para o mês de agosto e promete dar continuidade aos diálogos em torno da cultura de integridade no serviço público.