Carteira de iniciativas estratégicas
O Planejamento Estratégico do MGI estrutura-se em três níveis principais, que se articulam de acordo com a seguinte hierarquia:

O nível mais alto é composto pelos Objetivos Estratégicos, que representam sinteticamente o que se deseja alcançar e qual é a prioridade dentro das principais áreas de atuação do MGI. Compõem o Mapa Estratégico e consistem em planos que vão ao encontro da visão de longo prazo, fornecendo uma direção clara e estabelecendo o propósito e as metas amplas do Ministério.
No nível seguinte se situam os Resultados-Chave, que consistem em métricas, quantitativas ou qualitativas, usadas para medir o progresso em direção aos objetivos estratégicos, possibilitando avaliar se a organização está avançando na direção certa.
Por fim, existem as Iniciativas Estratégicas, que se compõem de projetos, medidas ou ações de cunho estruturante ou de grande relevância, que impulsionam o atingimento dos resultados-chave.
A relação a seguir apresenta cada um dos Objetivos Estratégicos seguidos de seus respectivos Resultados-Chave e Iniciativas Estratégicas, formatados de acordo com os três níveis hierárquicos apresentados:
<Objetivo Estratégico>
<Resultado-Chave>
-
<Iniciativa Estratégica>
Conheça o Planejamento Estratégico do MGI:
Objetivo estratégico 1 - Promover a inovação, a melhoria da gestão e da qualidade dos serviços públicos, em articulação com instituições da administração pública federal, cooperação federativa com estados e municípios e diálogo com a sociedade
Alocação de resultado-chave e iniciativas encontra-se em revisão no momento.
Objetivo estratégico 2 - Valorizar as servidoras e os servidores públicos para pleno exercício de suas funções e melhoria da qualidade do serviço prestado, aprimorando concursos e carreiras, promovendo a profissionalização da burocracia e a democratização das relações de trabalho
Resultados-chave:
• Concluídos 70% dos projetos de desenvolvimento do ciclo laboral de planejamento e desenvolvimento de pessoas até dez/26;
• Concluídos 70% dos projetos e ações transversais de gestão de pessoas até dez/26;
• Concluídos 70% dos projetos relativos a estrutura de cargos e remunerações e processos de aposentação e pensão até dez/26;
• Aprimoradas as políticas de benefícios, saúde e previdência, com 60% do conjunto de normativos infralegais existentes revisados até dezembro de 2026;
• Concluído o ciclo negocial da Mesa Central com 100% das demandas das entidades representativas das servidoras e servidores analisadas até dezembro de 2025;
• Concluídos, até novembro de 2025, 100% dos Grupos de Trabalho instituídos em virtude de compromissos estabelecidos em acordos.
Iniciativas:
• Transformação do Estado – Aprimoramento de processos de desempenho individual e desenvolvimento de pessoas;
• Concurso Público Nacional Unificado;
• Dimensionamento da Força de Trabalho;
• Transformação do Estado – criação da carreira transversal de suporte administrativo;
• Reestruturação do sistema de carreiras;
• Fortalecimento da gestão do atendimento a aposentados e pensionistas;
• Fortalecimento da gestão de pessoas dos ex-Territórios;
• Transformação digital em gestão de pessoas;
• Aprimoramento das políticas de benefícios, previdência e saúde das servidoras e dos servidores;
• Aprimoramento regulatório da Comissão Ex-Terrritórios;
• Aprimoramento das Relações de Trabalho;
• Estruturação da Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) - Uniprev.
Objetivo estratégico 3 - Liderar e promover a transformação digital da administração pública, em cooperação federativa, com segurança, transparência e foco nas pessoas
Resultados-chave:
• Alcançadas 135 milhões contas gov.br nível ouro até dez/2026;
• Alcançados 90% dos municípios com mais de 100 mil habitantes utilizando pelo menos uma ferramenta gov.br até dez/2026;
• Disponibilizados 950 pontos de atendimento presencial (Balcão gov.br) para apoio ao cidadão que encontre dificuldades no uso da conta gov.br até dez/2026;
• Expandido o uso do aplicativo GOV.BR para 100 milhões de pessoas até dez/2026;
• Habilitada a validação em duas etapas em, no mínimo, 80% das contas GOV.BR de nível prata ou ouro, até dez/2026;
• Realizadas 240 milhões de assinaturas eletrônicas até dez/2026.
Iniciativas:
• Plataforma Gov.BR
Objetivo estratégico 4 - Consolidar o sistema de identificação e implantar a Carteira de Identidade Nacional em todo o país, ampliando o acesso aos serviços públicos e a confiança na relação com a população
Resultados-chave:
• Emitidas 130 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até dez/2026.Iniciativas:
Iniciativas:
• Carteira de Identidade Nacional
Objetivo estratégico 5 - Aperfeiçoar modelos de compras governamentais e parcerias públicas como instrumentos de indução ao desenvolvimento inclusivo e sustentável do país
Resultados-chave:
• Ampliado para 90% o percentual de modalidades de transferências e parcerias da União, internalizadas no Transferegov.br, até dezembro de 2026;
• Contratados R$ 15 bilhões de valores na plataforma Contrata+Brasil até dezembro de 2026;
• Publicada a Estratégia Nacional de Compras Públicas até dezembro de 2025;
Iniciativas:
• Contrata +Brasil;
• Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o desenvolvimento sustentável;
• Aperfeiçoamento da Logística de Deslocamento dos Servidores;
• Fortalecimento da Gestão e Transparência dos Investimentos Públicos.
Objetivo estratégico 6 - Aprimorar o uso e a destinação do patrimônio da União por meio da gestão participativa, racional, socioambientalmente justa, priorizando o atendimento às políticas públicas
Resultados-chave:
• Aumentado em 140% o número de destinações de imóveis para políticas públicas em relação ao total dos últimos 4 anos (2019 a 2022) até dez/26;
• Aumentado em 325% o número de famílias beneficiadas em programas habitacionais de interesse social em relação ao total dos últimos 4 anos (2019-2022) até dez/26;
• Reduzido em 25% o número de imóveis de uso especial vagos há mais de 2 anos até dez/26
Iniciativas:
• Implementação do Imóvel da Gente;
• Ampliação da promoção da função econômica social sustentável dos imóveis da União;
• Melhoria da governança e da capacidade de gestão institucional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Objetivo estratégico 7 - Ampliar o acesso aos documentos, por meio do fortalecimento da gestão de documentos e arquivos, sob coordenação do Arquivo Nacional, assegurando o direito à informação e à memória do país
Resultados-chave:
• Aumentado o Índice de Maturidade em Gestão de Documentos (iMGD) em 0,5% de 2025 até dez/2026;
• Disponibilizados 170 mil documentos à consulta pública no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) até dez/2026.
Iniciativas:
• Implantação do Programa Acelera SIGA;
• Aprimoramento da Política Nacional de Arquivos;
• Fortalecimento institucional do Arquivo Nacional;
• Implementação do Programa de requalificação do Arquivo Nacional;
• Ampliação da disponibilização de documentos.
Objetivo estratégico 8 - Fortalecer as empresas estatais, com adequada governança corporativa, revalorizando a propriedade pública e seu papel no desenvolvimento inclusivo e sustentável do país
Resultados-chave:
• Aprimorada a capacidade de entrega das estatais, por meio do Inova Estatais, de 25% das empresas de controle direto com remodelagem entregue até dez/26;
• Aprimorada a governança das empresas estatais federais com 2 instrumentos revisados e implementados;
• Fortalecida a supervisão ministerial sobre as empresas estatais, com 100% dos agentes integrados ao SISEST até dez/2025.
Iniciativas:
• Fortalecimento das Estatais.
Objetivo estratégico 9 - Aprimorar os processos e serviços de gestão patrimonial, com transformação digital e foco nas pessoas
Resultados-chave:
• Ampliado de 14% para 90% o percentual de macroprocessos finalísticos de gestão de imóveis integrados à plataforma unificada de gestão patrimonial até dez/26;
• Reduzido em 30% o número de requerimentos de atendimento ao cidadão atrasados até dez/26.
Iniciativas:
• Intensificação da transformação digital dos processos e serviços de gestão patrimonial;
• Aprimoramento do controle dos imóveis da União.
Objetivo estratégico 10 - Aperfeiçoar estruturas de atuação governamental, modelos de governança e gestão para mais e melhores políticas públicas
Resultados-chave:
• Aderidos 24 novos entes federativos ao Programa Nacional de Gestão e Inovação até dezembro de 2026;
• Aprovada a Estratégia Nacional de Inovação, medida pelo percentual de fases de desenvolvimento concluídas, com meta de 100%, até junho de 2026;
• Implantado Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Municípios que representam 65% da População Brasileira até dezembro de 2026;
• Aumentada a disponibilidade de operação do Sicar na infraestrutura da Dataprev para 98% até dez/26;
• Modernizado o arcabouço legal que aprimore instituições e instrumentos de gestão de pessoas por meio de 5 propostas legislativas até dezembro/2026.
Iniciativas:
• Modernização e Fortalecimento da Governança e Inovação na Administração Pública;
• Consolidação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) como Instrumento Efetivo de Gestão na Administração Pública Federal;
• Transformação do Estado;
• Cadastro Ambiental Rural e Gestão Territorial.
Objetivo estratégico 11 - Consolidar e gerir a infraestrutura nacional de dados para facilitar a governança, a integração e o uso de dados nas políticas públicas com segurança, respeito à privacidade e à proteção das informações
• Alcançada economia de R$ 10 bilhões com a utilização do Programa Conecta GOV.BR, no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), até dez/2026;
• Implementados serviços de nuvem de governo em 20% dos órgãos federais até dez/2026;
• Personalizada a comunicação digital em, pelo menos, 70 serviços públicos, no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), até dez/2026;
• Realizados, no mínimo, 40 ciclos de estruturação de projetos com Inteligência Artificial (IA), no âmbito do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), até dez/2026.
Iniciativa:
• Base de dados do Brasil – Infraestrutura Nacional de Dados.
Objetivo estratégico 12 - Formar e desenvolver as competências dos agentes públicos, necessárias para melhor servir à sociedade, com agilidade e inovação adaptadas aos contextos dinâmicos
Resultados-chave:
• Incrementado em 20% o número de certificados emitidos para agentes públicos federais, estaduais e municipais até dez/26.
Iniciativas:
• Implementação do Programa de transformação do setor público;
• Formação inicial de servidores federais;
• Fortalecimento de capacidades federativas.
Objetivo estratégico 13 - Prover serviços de suporte compartilhados e difundir soluções de alta qualidade para toda administração pública federal
Resultado-chave:
• Disponibilizados 3 módulos do SplitGov para rateio de despesas até dezembro de 2025;
• Estabelecidos e acompanhados 5 indicadores de resultados do ColaboraGov até dezembro de 2025.
Iniciativa:
• Consolidação do ColaboraGov.