Levantamento de Governança, Sustentabilidade e Gestão
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou o levantamento iESGo 2024, um índice que avalia governança, sustentabilidade e gestão, analisando o nível de adesão ao tema em 387 organizações públicas federais em 2024.
A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico de autoavaliação, e foi gerado a partir da reformulação do questionário do iGG, permitindo a avaliação de práticas nas demais dimensões incluídas no conceito de governança e sustentabilidade socioambiental.
No Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), essa ação envolveu articulação com várias áreas correlatas dos temas no ministério, capitaneadas pelas diretorias da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC).
Ao final, o TCU apresentou os resultados em gráficos, com notas variando de 0 (0%) a 1 (100%). O MGI se destacou na área temática dos ministérios com uma boa avaliação, liderando os órgãos integrantes do ColaboraGov em 2024.

- Gráfico comparativo iESGo 2024 entre Ministérios.
De modo geral, o MGI apresentou um bom desempenho no iESGo 2024, principalmente nos indicadores referentes a capacidade em liderança, estratégia e controle e gestão pública. A posição do MGI no indicador referente a sustentabilidade ambiental e social, incorporado ao questionário em 2024, foi similar ao de outros ministérios, visto que metade das organizações participantes se encontra em um estágio inicial de capacidade na adoção de práticas de governança e gestão sustentável. Mais da metade das respostas do MGI ao levantamento iESGo atingiu o estágio "aprimorado" e menos de 20% das práticas se encontram em capacidade "inicial".

- Tabela iESGo MGI
A partir da análise dos resultados, foram identificados níveis de maturidade variados, posicionando o MGI em diferentes estágios frente a outros órgãos governamentais, sendo identificados 18 itens críticos que necessitam de ações de melhoria. Desses, 8 itens já foram atendidos e 10 estão em atendimento.
O MGI elaborou então um plano de ação em conjunto com diversas unidades do MGI. Foram definidas medidas para aprimorar a maturidade institucional e atender melhor às questões do iESGo 2024. As unidades do MGI responsáveis por cada item crítico apresentaram planos específicos para minimizar lacunas.
Das ações propostas, destacam-se:
- ações para fortalecer a liderança, definir objetivos e melhorar o ambiente organizacional;
- estruturação de processos de gestão de configuração e ativos, além da continuidade dos serviços de Tecnologia da Informação; e
- desenvolvimento de competências e promoção da sustentabilidade ambiental e social.
O MGI segue comprometido com a implementação dessas ações, garantindo maior alinhamento com as boas práticas de governança e sustentabilidade.
Acesse aqui o Relatório Técnico de Fiscalização do iESGo 2024, realizado pelo TCU.