Índices e Avaliações
O MGI desenvolveu indicadores e instrumentos de autoavaliação, para avaliar a atuação de seus colegiados, os quais permitem aprimorar a governança dos comitês internos do ministério por meio de três enfoques metodológicos principais:
- Avaliação de Conformidade e Performance dos Colegiados de Governança - ACPG;
- Índice de Operação da Governança - IOG; e
- Índice de Maturidade dos Colegiados de Governança - IMG.
A ACPG permite verificar o grau de aderência às normas e a capacidade de entrega de resultados institucionais, promovendo aprendizado organizacional e identificação de oportunidades de melhoria. Trata-se de um questionário estruturado com 33 questões que avaliam a conformidade e a performance dos colegiados, organizadas em cinco blocos temáticos: conformação, ritos, coordenação executiva, comunicação e resultados.
Já o IOG mede o nível de atividade e eficácia dos comitês, considerando a regularidade das reuniões e a execução das entregas planejadas, favorecendo o acompanhamento contínuo da eficiência operacional e gerando um índice padronizado para cada colegiado.
Por fim, o IMG permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento dos colegiados em dimensões estratégicas, incentivando a melhoria contínua e o fortalecimento institucional. É composto por uma matriz com 17 questões de autopercepção aplicadas às lideranças dos colegiados, estruturadas em quatro blocos, com foco na identificação de boas práticas de governança a serem fortalecidas: Pessoas; Comunicação, Conhecimento e Inovação; Planejamento e Integração e Monitoramento e Avaliação.
Esses instrumentos, de forma integrada, contribuem para uma governança mais estruturada, orientada por evidências e com foco na entrega de valor público.