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      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
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Orientações iniciais

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Publicado em 27/11/2020 17h02 Atualizado em 11/05/2023 17h22

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O Compras Contratos é uma ferramenta disponibilizada em parceria com a Advocacia-Geral da União. Para iniciar o uso da ferramenta, é necessário ler as orientações abaixo e observar os procedimentos de cadastro, observando a estratégia definida pela Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG).

Estratégia de adesão:

O Cadastramento e as solicitações de adesão ao Compras Contratos serão avaliadas pela equipe da Secretaria de Gestão (Seges) e priorizadas de acordo com a seguinte ordem de classificação:

• Etapa 1 (a partir de 14/12/2020): Todos os órgãos que já utilizavam o sistema
• Etapa 2 (a partir de 21/12/2020): Todos os órgãos da Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações públicas
• Etapa 3 (a partir de 15/01/2021): Outros entes, órgãos e entidades das demais esferas

1. Habilitação de usuários na plataforma

• Cadastradores parciais serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
• Cadastradores locais também serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
• Cada usuário do sistema deverá solicitar sua habilitação no sistema com o cadastrador local do próprio órgão.

2. Conheça os perfis do sistema

• Cadastrador Parcial (Administrador de Órgão)

○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro da estrutura de seu órgão. Configura informações de uso do órgão (subcategorias).

• Cadastrador Local (Administrador de Unidade)

○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema, exceto às configurações do órgão. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro de sua respectiva unidade.

• Gestão de Contratos

○ Realiza gestão de todos os contratos da UASG;

• Gestão Financeira

○ Realiza gestão financeira e orçamentária dos contratos, pode incluir minutas de empenhos, além de acessar a consulta de fatura para atualização da situação;

• Responsável por Contrato

○ Consultas a todos os contratos além de gerir aqueles que possua responsabilidades atribuídas, como fiscal, gestor, autoridade;

• Consulta

○ Acesso às consultas gerais do sistema.

3. Cadastrador parcial: configurações iniciais

• Para órgãos do Poder Executivo federal (SISG - administração direta, autárquica e fundacional), o sistema já está configurado para o padrão 99999.999999/9999-99

• Caso contrário, inicie configurando o padrão NUP do seu órgão:

○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
○ Clique em "Adicionar configuração do órgão" para inserir o formato de numeração de processos (NUP);

• Nesse momento, é possível criar sub-categorias de contratos para um melhor detalhamento dos contratos gerenciados pelo órgão. Para isso, no menu:

○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Subcategoria".

• Agora é necessário cadastrar os acessos dos usuários do seu órgão. O cadastrador parcial deve cadastrar, obrigatoriamente, ao menos um cadastrador local (Administrador de Unidade) por unidade vinculada. Opcionalmente, o cadastrador parcial também pode cadastrar usuários comuns que vão operar o sistema.

○ Para iniciar o cadastramento de usuários, acesse o menu:

▫ "Administração", acessar a funcionalidade "Acesso" → "Usuários do meu órgão";
▫ Clique em "adicionar usuário" e preencha o formulário de cadastro; e
▫ Ao salvar, o sistema enviará um e-mail com os dados de acesso ao usuário.

4. Cadastrador local: configurações iniciais

• O cadastrador local deverá:

○ Habilitar os usuários da unidade que são responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos; e
○ Configurar sua unidade para habilitação dos alertas.
○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Unidade;
○ Localize a unidade que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
○ Defina as rotinas necessárias para sua unidade.

• Cadastrar os usuários dos seguintes perfis:

○ Consulta
○ Execução Financeira
○ Preposto     
○ Responsável por Contrato     
○ Setor Contratos

5. Primeiros passos para o usuário do sistema

• Os dados do seu acesso serão enviados por e-mail automático do sistema:

○ Verificar o remetente: contratos@comprasnet.gov.br;

• Caso não tenha localizado o e-mail, verifique sua caixa de spam.

○ Lembre-se de adicionar esse e-mail nos seus contatos, pois todas as mensagens do sistema são enviadas por esse remetente.

• Para acessar, clique no link disponível no e-mail;

• Você será redirecionado para a tela de login do sistema;

○ Informe o no campo usuário o e-mail de cadastro e a senha informada no e-mail;

• Lembre-se de alterar sua senha inicial por meio do menu "Meus dados" → "Mudar senha";

○ Você também poderá opcionalmente, fazer login via acesso gov.br, caso já esteja cadastrado.

• Na tela de início, o gráfico, na seção de "Contratos por categoria", mostrará todos os contratos da sua UASG que estão disponíveis no sistema.

○ Você pode acessar a relação de contratos em “Gestão contratual” → “Contratos”.
○ Todos os contratos registrados no SIASG já estarão automaticamente listados na sua UASG”.
○ Caso não seja usuário SIASG, adicione os contratos manualmente.Para isso, acesse “Gestão contratual” → “Contratos”.

• Na seção "Empenhos sem contratos vinculados" são listados todos os empenhos localizados no SIAFI que ainda não estejam vinculados aos contratos da sua UG.

6. Informações importantes

• Ao acessar o sistema, o usuário visualizará:

○ Todos os contratos já cadastrados no SIASG;
○ Empenhos originais registrados diretamente no SIAFI;
○ Todos os empenhos registrados no SIASG;
○ Todos os termos aditivos;
○ Todos os termos de rescisão;
○ Apenas a última sub-rogação, quando houver; e
○ Todas os itens da compra.

• Na página inicial, são mostradas as seguintes seções:

○ Novos contratos: contendo a quantidade de contratos inseridos nos últimos 5 dias;
○ Contratos atualizados: contendo a quantidade de contratos que tiveram atualização nos últimos 5 dias;
○ Contratos vencidos: contendo a quantidade de contratos que estão com o prazo contratual expirado;
○ Mensagens pendentes: permite acesso rápido à funcionalidade de mensageria do sistema;
○ Contratos por categoria: permite identificar a proporção de contratos de acordo com as categorias que foram vinculadas aos contratos;

▫ Importante: No primeiro acesso é necessário informar a categoria de cada contrato!

○ Calendário: o usuário visualizará as vigências dos contratos de sua UASG.
○ Empenhos sem contrato vinculado: lista de empenhos importados do SIAFI, em que será necessária a vinculação a cada contrato conforme o fornecedor;

• O sistema possui as seguintes categorias de contratos:

○ Bens
○ Serviços continuados s/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços continuados c/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços não continuados
○ Bens e serviços de TIC
○ Serviços de Engenharia
○ Obras
○ Internacional
○ Locação de Imóveis
○ Cessão

• O sistema também permite o detalhamento em subcategorias:

○ O cadastrador parcial é o perfil no sistema que detém autorização para cadastrar as subcategorias ou delegar para um usuário da área de gestão de logística e compras. 

Sobre o Compras Contratos

Funcionalidades

Atendimento e suporte

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento clicando aqui ou pelo telefone 0800-978-9001.

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      • 1. Desfazimento de Bens de Informática
      • 2. Orientação sobre a desoneração de folha de pagamento - Acórdão nº 2.859/2013 - TCU
      • 3. Orientação aos gestores sobre contratação de serviços de vigilância noturna
      • 4. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade SISG e não SISG com Adesão
      • 5. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade não SISG e sem Adesão
      • 6. Agricultura Familiar
      • 7. Orientação aos gestores para aplicação do Decreto nº 8.538/2015
      • 8. Impactos da reforma trabalhista nos contratos da Administração
      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
    • Compras Públicas em Dados Abertos
    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
    • Painel de Economia de Energia
    • Painel de Empresas Estrangeiras
    • Painel de Municipios
    • Painel de Viagens
    • SCDP - Consulta de Dados Compra Direta
  • Sistemas
    • Compras.gov.br
      • Conheça o Compras
      • Compras.gov.br
      • Aplicativo Compras
      • Artefatos Digitais
      • Catálogo CATMAT/CATSER
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