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Sorteio para desempate em licitações

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Publicado em 14/10/2024 09h52 Atualizado em 14/10/2024 10h41
    • 1. Existe tutorial publicado pela SEGES/MGI tratando do tema “Sorteio”?

      Não houve necessidade, tendo em vista que o sorteio ocorrerá, de forma automática, após o esgotamento dos critérios de desempate do art. 60 da Lei nº 14.133/2021, previstos no sistema Compras.gov.br.

    • 2. Quais são os fundamentos legais para o sorteio?

      O sorteio está previsto na Instrução Normativa SEGES/MGI nº 79, de 12 de setembro de 2024, que alterou a Instrução Normativa nº 73, de 30 de setembro de 2022.

    • 3. Em que consiste o sorteio?

      O sorteio é uma ferramenta para resolver as situações de empate real de propostas que são passíveis de ocorrer durante a licitação pública nas modalidades Pregão e Concorrência, de forma a definir, entre aqueles que estão empatados, a classificação que será levada para a fase de julgamento, após o esgotamento das possibilidades de desempate do art. 60 da Lei nº 14.133/2021, que estão previstas no sistema Compras.gov.br.

    • 4. Qual é o benefício trazido para os usuários do gov.br/compra com a implementação da demanda do sorteio?

      Ter uma ferramenta automática e oficial para definir as situações de empate real de propostas, diminuindo a possibilidade de questionamentos devido ao uso de soluções de contorno, não previstas em normativo, para realizar o ranqueamento, em situação de impasse, em um processo de contratação, mesmo após a aplicação das hipóteses de desempate previstas no art. 60 da Lei nº 14.133/2021.

    • 5. Existe sorteio para as contratações diretas com disputa?

      Não. A Instrução Normativa 79/2024 só previu o sorteio para as situações de empate real nas licitações.

    • 6. Para que uma contratação proceda ao uso do sorteio é necessária alguma configuração na fase interna?

      Não. Caso se verifique uma situação de empate real que não tenha sido dirimida por nenhum dos critérios do art. 60 da Lei nº 14.133/2021, antes da fase de julgamento, o sistema irá realizar o sorteio de forma automática, verificando, primeiramente, se há proponentes em situação de empate real, e realizando, entre eles, o sorteio automático.

    • 7. Com a implantação do sorteio, há alguma mudança na fase de lances?

      Não, a fase de acolhimento de propostas e lances, chamada de disputa, transcorre da mesma forma como está hoje.

    • 8. Em que situação a contratação não é afetada pelo sorteio?

      Se não houver empate real ou se houver, mas o empate tenha sido resolvido em qualquer das hipóteses elencadas no art. 60 da Lei nº 14.133/2021, previstas no sistema Compras.gov.br.

    • 9. No caso de a contratação não ser afetada pelo sorteio, há alguma mudança visual da tela atual?

      Não. Vencerá o certame o melhor classificado de acordo com o cadastro da contratação e seus itens.

    • 10. Em que situação a contratação é afetada pelo sorteio?

      Quando mais de uma proposta vencedora estiver em situação de empate real e o impasse não tiver sido solucionado após observadas as hipóteses de desempate dos incisos elencados no art. 60 da Lei nº 14.133/2021, previstos no sistema Compras.gov.br.

    • 11. No caso de a contratação ser afetada pelo sorteio, há alguma mudança visual da tela atual?

      Sim. Haverá a menção ao sorteio no chat da contratação, na tela da fase de julgamento e no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP), conforme imagens abaixo:

      FAQ Sorteio 11a.png

      FAQ Sorteio 11b.png

      FAQ Sorteio 11c.png

    • 12. Caso a fornecedor sorteado seja desclassificado, o que ocorre com a contratação?

      O sistema, de forma automática, irá classificar como atual vencedor o fornecedor que estiver classificado como segundo colocado no sorteio.

    • 13. Caso os primeiros mais bem classificados, já tendo participado do sorteio, sejam desclassificados, o que acontece com a contratação?

      O sistema irá se voltar para os demais, realizando, caso necessário, novo desempate e novo sorteio com aqueles que não participaram do desempate e sorteio anteriores, conforme imagem abaixo:

      FAQ Sorteio 13a.png

      FAQ Sorteio 13b.png

      FAQ Sorteio 13c.png

    • 14. Caso o sorteado tenha prestado alguma informação inverídica e, em fase posterior, seja verificado que não tinha direito a participar do sorteio, o que o Agente de Contratação/Pregoeiro poderá fazer?

      Caberá ao agente de contratação/pregoeiro realizar as diligências que julgar necessárias para sanar a situação e, caso constatada a intenção de burla, deverá ser aberto processo administrativo.

    • 15. No caso de a fase de julgamento ser afetada pelo sorteio, como se pode visualizar quem está mais bem classificado no certame?

      Visualizando a tela da etapa “Em julgamento”. Veja imagem abaixo:

      FAQ Sorteio 15.png

    • 16. Em relação às demais fases (habilitação, encerramento, adjudicação e homologação), há alguma diferença em relação a uma contratação, com ou sem realização de sorteio?

      Não. De forma sistemática, não há qualquer diferença em relação aos processos atuais. No entanto, os relatórios de julgamento e homologação trarão, caso se aplique, a informação de que houve o sorteio para definir um vencedor do certame, conforme imagens abaixo:

      FAQ Sorteio 16a.png

      FAQ Sorteio 16b.png

    • 17. Como pode ser lançado o resultado de uma contratação presencial que foi decida após o sorteio?

      R – Após a inserção do CNPJ, valor e quantidade atribuídos ao vencedor, haverá um campo para marcar se o resultado da contratação se deu após critério de desempate e qual critério foi utilizado.

      FAQ Sorteio 17a.png

      FAQ Sorteio 17b.png

    • 18. Uma contratação por sistema de registro de preços (SRP) pode ser decida após sorteio?

      Sim. Tanto as contratações SRP como as tradicionais e tantos presenciais como eletrônicas.

    • 19. É obrigatório o uso do sorteio para decidir sobre uma licitação em situação de empate real?

      Não. As situações de empate real poderão ser decididas pelos incisos elencados no art. 60 da Lei nº 14.133/2021 e, somente depois, o sistema, de forma automática, irá evocar a funcionalidade do sorteio.

    • 20. A ordem de julgamento das propostas de uma contratação pode ser alterada após a ocorrência de um sorteio?

      Sim. A ordem da fase de julgamento, sem a aplicação do sorteio, poderá ser modificada entre aqueles que participaram do sorteio. conforme imagem abaixo:

      FAQ Sorteio 23b.png

      FAQ Sorteio 20b.png

    • 21. Após o sorteio, a ordem de julgamento dos fornecedores pode ser alterada?

      Após o sorteio procedido pelo sistema, entre os fornecedores que participaram dele, não haverá modificação do ordenamento gerado. No entanto a(s) empresa(s) envolvida(s) no sorteio pode(m) ser desclassificada(s) do certame.

    • 22. Os dados referentes a uma contratação decidida após o sorteio são visíveis no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP)?

      Sim. Veja abaixo:

      FAQ Sorteio 22.png

    • 23. Como posso pesquisar se uma contratação foi decidida após o sorteio?

      Na página da compra eletrônica, via compras.gov.br, no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP) e nos relatórios de julgamento e homologação.

      FAQ Sorteio 23a.png

      FAQ Sorteio 23b.png

      FAQ Sorteio 23c.png

      FAQ Sorteio 23d.png

    • 24. O sorteio pode ser entendido como critério de desempate?

      Sim. Além dos critérios de desempate previstos no art. 60 da Lei nº 14.133/2021.

    • 25. A condição de vencedor após o sorteio estará visível no sistema de contratos?

      Não, contudo, o Contratos.gov.br já recebe as informações de marca e modelo que venceu o certame, independentemente de haver sorteio ou não, para fins de controle.

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    • Orientações e Procedimentos
      • 1. Desfazimento de Bens de Informática
      • 2. Orientação sobre a desoneração de folha de pagamento - Acórdão nº 2.859/2013 - TCU
      • 3. Orientação aos gestores sobre contratação de serviços de vigilância noturna
      • 4. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade SISG e não SISG com Adesão
      • 5. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade não SISG e sem Adesão
      • 6. Agricultura Familiar
      • 7. Orientação aos gestores para aplicação do Decreto nº 8.538/2015
      • 8. Impactos da reforma trabalhista nos contratos da Administração
      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
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