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Você está aqui: Página Inicial Acesso à informação Perguntas Frequentes SCDP - Fluxo Rápido
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SCDP - Fluxo Rápido

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Publicado em 18/04/2022 15h59 Atualizado em 20/09/2023 16h48
    • 1. Qual a finalidade do Fluxo Rápido no SCDP?

      O Fluxo Rápido visa proporcionar celeridade às emissões de passagens e seguro-viagem, assim como agilizar os procedimentos administrativos do afastamento a serviço, para proporcionar economia aos cofres do governo federal com aquisição de passagens a menores preços e redução do retrabalho pelos usuários, gerado pela queda de reservas não realizadas.

    • 2. Como o Fluxo Rápido pode ser utilizado?

      A partir da definição de que a instituição utilizará a funcionalidade, o Gestor Setorial deverá se logar no SCDP na Unidade Administrativa que será habilitada com o Fluxo Rápido, na opção Gestão > Órgão > Editar e indicar o uso deste recurso no campo próprio. Para outras informações, leia o documento "Orientações da simplificação do Fluxo SCDP - Autorização Prévia e Fluxo Rápido", disponível em Documentações de Apoio da página inicial do SCDP.

    • 3. Em que tipos de afastamentos eu posso utilizar o Fluxo Rápido?

      O Fluxo Rápido pode ser utilizado por PCDP, em todos os tipos de afastamentos a serviço, para solicitar a emissão de passagens em qualquer meio de transporte (aéreo, ferroviário, rodoviário, fluvial e marítimo), bem como serviços correlatos (seguro-viagem). É possível o pagamento de diárias na mesma PCDP que utiliza o Fluxo Rápido.

    • 4. O documento de Autorização prévia precisa ser específico para o servidor constante na PCDP?

      A Autorização Prévia pode ser utilizada pelos órgãos da melhor forma que lhes convier, respeitando os preceitos do Decreto nº 10.193 de 2019 e sua utilização deve ser regulamentada pelos órgãos usuários.

    • 5. Houve retirada da aprovação pelo Proponente? E as PCDPs que precisam de correção?

      Com a simplificação do fluxo do SCDP, implantada anteriormente ao Fluxo Rápido, não foi retirada a aprovação do perfil Proponente, ela deixa de existir para a viagem na qual incide alguma excepcionalidade descrita no art. 8º do Decreto nº 10.193 de 2019 e de Prestação de Contas pendente, nas quais haverá a aprovação apenas da autoridade competente. Demais disso, nos afastamentos que já tenham sido aprovados pelo Proponente, Autoridade Superior ou Ministro/Dirigente, em caso de devolução para correção, uma nova aprovação será exigida se houver alteração da viagem, seja por mudança no roteiro ou data. No caso do Ordenador de Despesa, uma nova aprovação será necessária se houver nova despesa a ser autorizada. Para auxiliar essas autoridades, permanece o perfil Assessor, que têm atribuição de dar suporte à autoridade responsável pela Aprovação Administrativa nas análises e revisões dos processos.

    • 6. A Prestação de Contas é aprovada pela mesma autoridade que aprovou o afastamento a serviço?

      Sim. Por exemplo, se a aprovação administrativa do afastamento for da competência da Autoridade Superior ou Ministro/Dirigente, a aprovação da Prestação de Contas também será de responsabilidade dessas autoridades, independentemente de terem sido aprovadas por Autorização Prévia.

    • 7. As regras de antecedência não se alteraram por causa da Autorização Prévia?

      A autorização deve ocorrer 15 dias antes da viagem, e pelas autoridades previstas no art. 7º do Decreto 10.193 de 2019. O SCDP verifica o prazo de antecedência pelas datas em que a viagem é cadastrada no Sistema. Se forem cadastrados com menos de 15 dias no SCDP, o que é considerado uma viagem urgente, a justificativa continua sendo necessária.

    • 8. Como proceder na complementação, prorrogação ou antecipação de uma viagem?

      No caso da complementação, considerando que a marcação da Autorização Prévia incluída no planejamento inicial não prevalece para alterações posteriores, deve-se anexar um documento que comprova a autorização correspondente à complementação.

    • 9. Posso optar por não utilizar a Autorização prévia no meu órgão?

      Sim. Entretanto, essa decisão deve ser do órgão superior. Os órgãos e unidades (a ele subordinados) seguirão o padrão da habilitação do órgão superior, sem possibilidade de alteração por unidade administrativa.

    • 10. Qual o endereço, login e senha do Ambiente de Treinamento SCDP?

      O acesso ao ambiente de treinamento do SCDP é feito através do ambiente https://treina2.scdp.gov.br/ com o login virtual: 556 609 836-34 e senha, incluindo o asterisco: *Scdpscdp10.

    • 11. Qual o canal do suporte SCDP?

      O atendimento institucional aos usuários do SCDP é realizado pela Central de Atendimento.

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      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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