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Você está aqui: Página Inicial Agente Público Orientações no combate à Covid-19 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
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9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia

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Publicado em 11/08/2020 10h57 Atualizado em 17/05/2022 15h27

17/05/2022 - AVISO

Considerando o exaurimento do reconhecimento do estado de calamidade pública, nos termos do Decreto Legislativo n.º 6, de 2020, assim como o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV), conforme declarado pela Portaria GM/MS n.º 913, de 22 de abril de 2022, a Secretaria de Gestão informa que não são mais aplicáveis as medidas relativas à aquisição de bens e à contratação de serviços, destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, previstas na Lei n.º 13.979, de 6 fevereiro de 2020.

Portanto, fica sem efeito esta orientação.

Considerando a necessidade de ações ágeis e equânimes para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19, de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, esta Secretaria de Gestão (Seges) comunica a adoção de medidas excepcionais e temporárias que simplificam os procedimentos para a doação de bens móveis e serviços, de que trata o Decreto nº 9.764, de 11 de abril de 2019 e as alteração promovidas pelo Decreto nº 10.314, de 07 de abril de 2020.

• Recebimento em espécie, clique aqui.
• Recebimento in natura, clique aqui.
• Destinação das doações, clique aqui.

Procedimentos para as doações

Poderão ser adotados os seguintes procedimentos, para o recebimento de doações:

(i) recebimento de doações de bens móveis e de serviços de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, nas seguintes espécies: I - sem ônus ou encargo; ou II - com ônus ou encargo.

(ii) podem ser utilizados meios diversos, tanto para as solicitações quanto para as manifestações de interesse, tais como mensagens eletrônicas, e-mail, portais institucionais, protocolo físico, ou quaisquer outras que sejam aptas e válidas a cumprir a finalidade da doação ao poder público;

(iii) no caso de doações de bens de consumo, visto que não há efetivação de patrimoniação de tais bens, a assinatura de termo de doação pode ser dispensada;

(iv) necessidade da publicização de todos os atos das doações recebidas pelos órgãos e entidades no Diário Oficial da União (DOU) e em sítios oficiais, em observância ao princípio da transparência e às regras disposta no Decreto nº 9.764, de 2019.

O órgão ou entidade deverá informar, à Central de Compras, todas as doações recebidas, visando atender a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Modelos para a instrução dos processo de Doação

1. Ofício de comunicação à Central de Compras;
2. Termo de doação;
3. Contrato de Doação;
4. Lista de verificação​; e
5. Publicação no DOU.

Empresas doadoras

Segue listagem das empresas que doaram bens móveis e serviços para o enfrentamento da pandemia:

  1. 3WINGS
  2. AFAEL
  3. ALCON COMPANHIA DE ALCOOL CONCEICAO DA BARRA, CNPJ: 30.974.737/0001-76
  4. ANIMASEG - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO (EPIS)
  5. ARKMEDS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA
  6. ASSOCIAÇÃO AEROESPACIAL DE SANTA MARIA
  7. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE COLCHÕES - ABICOL
  8. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE BISCOITOS
  9. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DE JACUTINGA/ MG - ACIJA
  10. B2W COMPANHIA DIGITAL
  11. BIONEXO
  12. DROGARIA FARMABAHIA LTDA
  13. ELBRIS CONDICIONADORES DE AR IND. COM.IMP.LTDA
  14. IBM BRASIL
  15. INVICTUS BRASIL EIRELI ME
  16. IVARE - SOLUÇÕES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  17. LOJAS AMERICANAS S/A
  18. LYNCHESVAITER CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA. (OASYS)
  19. MARFRIG GLOBAL FOODS SA
  20. MASTER RADIOS
  21. MEDICINE HEALTH SOLUTIONS LIMITADA
  22. MICROSOFT
  23. NANOPLASTIC
  24. NATHALYA VIANA PRODUCOES E EVENTOS
  25. NOVOS NEGÓCIOS
  26. OLIK
  27. ORANGES & LEONE PRODUÇÕES AUDIO VISUAL LTDA
  28. ORKAN COMERCIAL DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS E SERVICE LTDA
  29. PESSOAS FÍSICAS
  30. PHDSOFT TECNOLOGIA LTDA
  31. POSTO IPIRANGA
  32. PROVECOM TELECOMUNICAÇÕES LTDA
  33. R1 EQUIPAMENTOS MÉDICOS EIRELI
  34. ROTARY CLUB
  35. SANOVIE
  36. SOFT BANK
  37. TAKEDA
  38. TARGET SOLUTIONS
  39. TISSUELABS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LDTA
  40. TOMPAST TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO / STARTUP CODE
  41. TRIO
  42. VALE COMUNICAÇÃO LTDA / RÁDIO CONTI
  43. WHYLINE BRASIL LICENCIAMENTO DE SFOTWARE EIRELI

 

Atualizado em: 28/04/2020

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      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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    • Painel de Compras
    • Painel de Compras COVID-19
    • Painel de Custeio Administrativo
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    • Painel de Empresas Estrangeiras
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