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Você está aqui: Página Inicial Agente Público Orientações e Procedimentos 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
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44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias

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Publicado em 08/08/2025 11h39 Atualizado em 08/08/2025 14h14

Prezados gestores e fiscais de contratos,

O prazo para adequação às disposições da Instrução Normativa Seges/MGI nº 213, de 29 de maio de 2025 termina em 30 de agosto de 2025. A norma estabelece os procedimentos administrativos para a organização e a previsibilidade das férias dos colaboradores terceirizados nos contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Em setembro as empresas já devem encaminhar o Relatório de Programação de Férias, conforme está previsto no art. 4º dessa Instrução Normativa.

A norma procura garantir mais planejamento, transparência e controle na gestão de contratos. Também tem o objetivo de promover eficiência na execução dos serviços contratados e melhor planejamento pessoal aos trabalhadores alocados na prestação dos serviços terceirizados, proporcionando organização para o descanso, reduzindo os desgastes do acúmulo de períodos de férias e oferecendo melhores condições de trabalho.

A IN Seges/MGI nº 213, de 2025, regulamenta o disposto no inciso I do art. 3º do Decreto nº 12.174, de 11 de setembro de 2024, que trata das garantias trabalhistas nos contratos com a Administração Pública.

Diante disso, fiscais e gestores de contratos devem acompanhar mensalmente o cumprimento das novas diretrizes a partir de setembro de 2025. Isso se dá com a entrega e a atualização dos relatórios de planejamento de férias dos trabalhadores.

Para apoiar a implementação da norma, estão disponíveis:

  • Uma lista de perguntas e respostas com esclarecimentos sobre a aplicação da IN;
  • Uma lista de checagem com os principais pontos de atenção para a fiscalização.

Também no mês de setembro, órgãos e entidades podem iniciar a definição das unidades que estão autorizadas a conceder período de recesso de final de ano aos terceirizados. Essa decisão deve ser comunicada às empresas contratadas para que organizem as escalas de compensação de jornada dos trabalhadores interessados em exercerem esse direito.

A compensação de jornada para o recesso de festas de Natal e Ano Novo pode ser planejada seguindo os procedimentos descritos na Instrução Normativa Seges/MGI nº 81, de 12 de setembro de 2024.

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      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
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