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    • Orientações e Procedimentos
      • 1. Desfazimento de Bens de Informática
      • 2. Orientação sobre a desoneração de folha de pagamento - Acórdão nº 2.859/2013 - TCU
      • 3. Orientação aos gestores sobre contratação de serviços de vigilância noturna
      • 4. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade SISG e não SISG com Adesão
      • 5. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade não SISG e sem Adesão
      • 6. Agricultura Familiar
      • 7. Orientação aos gestores para aplicação do Decreto nº 8.538/2015
      • 8. Impactos da reforma trabalhista nos contratos da Administração
      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
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Comunicados

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Comunicados

2025

  • Nº 41/25 - Evolução do sistema Compras.gov.br aos limites de dispensa de licitação previstos na Lei nº 13.303/2016
  • Nº 40/25 - Renovação de quantitativos das atas de Registro de Preços
  • Nº 39/25 - Publicações pela Imprensa Nacional no dia 3 de novembro de 2025
  • Nº 38/25 - Instabilidade no acesso ao Sistema de Gestão de Acesso (SGA)
  • Nº 37/25 - Sistemas Compras e Contratos Gov.br estão adaptados para realização e acompanhamento das licitações fundamentadas na Medida Provisória n.º 1.309/25
  • Nº 36/25 - Indisponibilidade programada no Compras para implantação da Dispensa com Disputa 
  • Nº 35/25 - Restabelecida a integração entre Sicaf e FGTS
  • Nº 34/25 - O acesso de responsáveis pelos cadastros e administradores ao Sistema de Gestão de Acesso (SGA) passará a ser feito com login Gov.br
  • Nº 33/25 - Instabilidade na integração entre Sicaf e FGTS
  • Nº 32/25 - Instabilidade no acesso ao Sistema de Gestão de Acesso (SGA)
  • Nº 31/25 - Sistemas Compras.gov.br, Contratos Gov.br e PNCP possibilitam realização e publicação de Dispensa fundamentada na Medida Provisória n.º 1.309/2025
  • Nº 30/25 - Dados do Painel de Preços e do Painel de Compras deixam de ser atualizados
  • Nº 29/25 - Indisponibilidade programada no sistema Compras.gov.br
  • Nº 28/25 - Aplicação do Desempate Previsto no Art. 60, § 1º, I, da Lei nº 14.133/2021 no Sistema de Compras Públicas - complemento do comunicado 21/2025
  • Nº 27/25 - Volume reduzido de dados na API de Compras Públicas
  • Nº 26/25 - Instabilidade no Sistema de Cadastro de Fornecedores (Sicaf)
  • Nº 25/25 - Indisponibilidade programada nos ambientes de treinamento e de produção do sistema Compras.gov.br
  • Nº 24/25 - Modernização da tela de cadastro de propostas de fornecedores no sistema Compras.gov.br
  • Nº 23/25 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br e Gov.Br
  • Nº 22/25 - Dispensas sem disputa e Inexigibilidades devem ser realizadas exclusivamente pelo Novo Divulgação de Compras no Compras.gov.br
  • Nº 21/25 - Atualização de cadastro de órgão e entidade para aplicação de critério de desempate por localidade no sistema Compras.gov.br
  • Nº 20/25 - Acesso ao Portal de Serviços da Central de Atendimento passa a ser realizado com a conta gov.br
  • Nº 19/25 - Indisponibilidade programada no sistema Compras.gov.br
  • Nº 18/25 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br e Gov.Br
  • Nº 17/25 - Sistema Compras.gov.br está adaptado à margem de preferência CIIA-PAC e à exigência de conteúdo nacional
  • Nº 16/25 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br e Gov.Br
  • Nº 15/25 - Indisponibilidade programada no sistema Compras.gov.br
  • Nº 14/25 - Inativação de funcionalidades de registro de eventos específicas para a Lei n.º 8.666/93 no Sistema de Divulgação de Compras (SIDEC)
  • Nº 13/25 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br e Gov.Br
  • Nº 12/25 - Alteração no agendamento de reabertura de licitações
  • Nº 11/25 - Pagamentos a fornecedores no âmbito do AntecipaGov
  • Nº 10/25 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br e Gov.Br
  • Nº 09/25 - Indisponibilidade programada dos sistemas Compras.gov.br e PNCP
  • Nº 08/25 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br e Gov.Br
  • Nº 07/25 - Participe da pesquisa: Implementação da jornada de 40 horas semanais para serviços terceirizados
  • Nº 06/25 - Instabilidade na Imprensa Nacional
  • Nº 05/25 - Procedimentos para contratação de remanescentes ou convocação de cadastro de reserva em processos realizados pela lei nº 14.133/21
  • Nº 04/25 - Atualizações no ambiente de produção do sistema Contratos.gov.br
  • Nº 03/25 - Atualizações no ambiente de treinamento do sistema Contratos.gov.br
  • Nº 02/25 - Mudanças na legislação que rege o Cadin
  • Nº 01/25 - Novo grupo de usuários para inserção de instrumentos de cobrança a contratos de tipo empenho

2024

  • Nº 27/2024 - Novas funcionalidades de gestão financeira no sistema Contratos.gov.br
  • Nº 26/2024 - Alteração no prazo para extinção dos contratos de energia elétrica
  • Nº 25/2024 - Aplicativo apresenta inconsistência ao cadastrar propostas de Micro e Pequenas empresas 
  • Nº 24/2024 - Gov.br apresenta dificuldade de acesso no dia 01/11
  • Nº 23/2024 - Instabilidade no Gov.Br pode afetar as contratações no sistema Compras.gov.br
  • Nº 22/2024 - Publicações pela Imprensa Nacional no dia 25/10/24
  • Nº 21/2024 - Instabilidade no Gov.Br pode afetar as contratações no sistema Compras.gov.br
  • Nº 20/2024 - Inclusão de Contratos no sistema Contratos.gov.br exigirá informação de empenho para unidades SISG
  • Nº 19/2024 - Instabilidade no Gov.Br pode afetar as contratações no sistema Compras.gov.br
  • Nº 18/2024 – Orientações sobre a elaboração dos Planos Diretores de Logística Sustentável pelos órgãos da administração pública federal
  • Nº 17/2024 - Instabilidade no Gov.Br pode afetar as contratações no sistema Compras.gov.br
  • Nº 16/2024 - Orientações para implementação do decreto n.º 12.174, de 11, de setembro de 2024 nas contratações públicas
  • Nº 15/2024 - Acesso ao sistema Contratos.gov.br passará a ser feito pelo Gov.br
  • Nº 14/2024 - Atualização cadastral necessária para os fornecedores
  • Nº 13/2024 - Pagamento dos instrumentos de cobrança no sistema Contratos.gov.br
  • Nº 12/2024 - Instabilidade no Sistema Compras.gov.br
  • Nº 11/2024 - Possível instabilidade de comunicação entre os ambientes de treinamento do Compras.gov.br e do PNCP
  • N.º 10/2024 - Atualização de prazo para recebimento de documentos no sistema Compras.gov.br
  • Nº 09/2024 – Apropriação de instrumentos de cobrança de fornecedores que são unidades gestoras
  • Nº 08/2024 - Prazo de validade da qualificação econômico-financeira no Sicaf
  • Nº 07/2024 - Recomendações calamidade no Rio Grande do Sul - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
  • Nº 06/2024 - Manifestação de interesse para compor cadastro de reserva em licitações por registro de preços
  • Nº 05/2024 - O número da central de atendimento do SCDP irá mudar a partir de 18/03/24
  • Nº 04/2024 - Instabilidade no sistema Compras.gov.br
  • Nº 03/2024 - Imprensa Nacional - Publicações no Diário Oficial da União
  • Nº 02/2024 - Possibilidade de cadastramento de fornecedores no Sicaf por usuário governo
  • Nº 01/2024 - Instabilidade no Gov.br e sistema Compras.gov.br

2023

  • Nº 13/2023 - Pagamento dos instrumentos de cobrança no sistema Contratos.gov.br 
  • Nº 12/2023 - Transição entre a Lei nº 14.133, de 2021, e as Leis nº 8.666, de 1993, nº 10.520, de 2002, e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462, de 2011
  • Nº 11/2023 - Instabilidade no Gov.Br
  • Nº 10/2023 - Suspensão de abertura de processos de contratações
  • Nº 09/2023 - Instabilidade no sistema Compras.gov.br
  • Nº 08/2023 - Instabilidade no sistema Compras.gov.br
  • Nº 07/2023 - Adaptação do Painel de Compras e da API de dados abertos
  • Nº 06/2023 - Balanços de exercícios anteriores poderão ser cadastrados no ambiente do SICAF
  • Nº 05/2023  - Indisponibilidade do sistema Compras.gov.br para implementações necessárias ao atendimento da Lei n.º 14.133
  • Nº 04/2023 - Participação de sociedades cooperativas nas licitações para contratação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
  • Nº 03/2023 - Indisponibilidade na Integração entre os ambientes de treinamento do Compras e do PNCP
  • Nº 02/2023 - Utilização de códigos genéricos na instrução de processos de contratação
  • Nº 01/2023  - Empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias poderão utilizar o Sistema de Compras do Governo Federal

2022

  • Nº 13/2022 - Transição entre a Lei nº 14.133, de 2021, e as Leis nº 8.666, de 1993, nº 10.520, de 2002, e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462, de 2011
  • Nº 12/2022 - Plano de Gestão de Riscos da Operacionalização da Nova Lei de Licitações (PGRONLL)
  • Nº 11/2022 - Instabilidades no sistema Compras.gov.br   
  • Nº 10/2022 - Regras de transição entre a Lei nº 14.133, de 2021, e as Leis nº 8.666, de 1993, nº 10.520, de 2002, e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462, de 2011
  • Nº 09/2022 - Indisponibilidade no DOU
  • Nº 08/2022 - Indisponibilidade no DOU 
  • Nº 07/2022 - Publicação de Contratos dos Órgãos Não-Sisg no PNCP
  • Nº 06/2022 - Novo Prazo para Migração dos Dados do PCA
  • Nº 05/2022 - Manutenção no PGC 2022
  • Nº 04/2022 - Atualização do Sistema Compras.gov.br
  • Nº 03/2022 - Mudanças no Sicaf
  • Nº 02/2022 - Painel de Preços
  • Nº 01/2022 - Sistema PGC




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    • Logística Pública Sustentável
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
    • Orientações e Procedimentos
      • 1. Desfazimento de Bens de Informática
      • 2. Orientação sobre a desoneração de folha de pagamento - Acórdão nº 2.859/2013 - TCU
      • 3. Orientação aos gestores sobre contratação de serviços de vigilância noturna
      • 4. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade SISG e não SISG com Adesão
      • 5. Orientação sobre o Cronograma de Previsão de Empenho - CPE - Para unidade não SISG e sem Adesão
      • 6. Agricultura Familiar
      • 7. Orientação aos gestores para aplicação do Decreto nº 8.538/2015
      • 8. Impactos da reforma trabalhista nos contratos da Administração
      • 9. Orientação sobre a Portaria nº 6/2018 - Transporte de Servidores
      • 10. Orientação para Contratação de Soluções de TIC
      • 11. Orientações gerais para planilha de custos e formação de preços
      • 12. Fluxos dos processos de planejamento da contratação e fiscalização aos moldes da Instrução Normativa de Serviços
      • 13. Orientações gerais sobre novas regras para contratação por registro de preços
      • 14. Orientação sobre a utilização do SCDP por terceirizados
      • 15. Aviso importante: orientações sobre a elaboração dos Planos Anuais de Contratações de 2020
      • 16. Orientação sobre Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads
      • 17. Orientação sobre o Submódulo 2.1 da Planilha de Formação de Preços
      • 18. Orientação sobre contratos de limpeza e conservação firmados com base na Instrução Normativa nº 2, de 2008
      • 19. Orientações sobre PIS e COFINS em contratações de prestação de serviços, com dedicação exclusiva de mão de obra
      • 20. Orientação sobre locação de imóveis
      • 21. Orientação sobre a aplicação do direito de preferência nas contratações de serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens.
      • 22. Orientação sobre a utilização da cotação eletrônica no caso de dispensa de licitação
      • 23. Orientação sobre publicação dos atos administrativos de licitação
      • 24. Orientação sobre o item 10.10 do Anexo VII-A da IN 5/2017
      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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    • Painel de Compras
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    • Painel de Custeio Administrativo
    • Painel de Economia de Energia
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