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Gestão lança nova ferramenta para facilitar análise de dados sobre contratações públicas
Nesta segunda-feira (8/12), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou a plataforma Compras Executivo, durante webinar transmitido pelo canal oficial da pasta no YouTube. Desenvolvida pelo MGI em parceria com o Serpro, a ferramenta atende o artigo 11 da Lei nº 14.133/21 e tem como objetivo reunir em um só lugar dados e informações de compras públicas para facilitar a análise gerencial por gestores públicos e servidores que atuam na área, garantindo maior controle e integridade nas contratações.
O lançamento marca a primeira de quatro fases da iniciativa, com o módulo Contratos, que consolida na plataforma informações dos sistemas Contratos Gov.br e do Tesouro Gerencial. Os outros três módulos vão tratar sobre Plano de Logística Sustentável (PLS), Plano de Contratações Anual (PCA) e Licitações e Contratações Diretas, ampliando a integração com sistemas como o PNCP e o Compras.gov.br.
O Compras Executivo oferece uma visão estratégica da governança interna do órgão, funcionando como uma ferramenta de apoio à alta direção. Com ele, os gestores podem acompanhar o desempenho das contratações e avaliar a capacidade institucional de garantir os serviços essenciais ao funcionamento da administração. Dessa forma, a plataforma contribui para uma gestão de riscos mais eficiente e para o planejamento das contratações em médio e longo prazo.
Webinar
Para detalhar o funcionamento da nova plataforma, a equipe da Diretoria de Normas e Logística (Delog/Seges) promoveu um webinar que contou com a participação do diretor Everton Batista dos Santos. Na ocasião, Everton destacou que “a criação da plataforma é um passo decisivo para garantir integridade, eficiência e efetividade nas contratações, alinhando tecnologia à governança pública”.
Entre os destaques da apresentação está o módulo “Encontro de Contas”, que centraliza dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e oferece indicadores estratégicos de governança em uma interface moderna e intuitiva, com canal aberto para sugestões.
O evento contou ainda com a presença de Herbert Barros, diretor de programa da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), Valéria Bezerra, coordenadora de Gestão Administrativa, Anne Knoll, coordenadora-geral dos Sistemas de Contratos e Patrimônio, Renata Lyra, analista técnica, e Alexandre Villain, diretor adjunto da Delog.
Assista à transmissão do webinar e saiba mais sobre a nova plataforma desenvolvida pelo MGI com foco no aprimoramento da transparência e da gestão eficiente.
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