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Notícias

SEMANA DE INOVAÇAO

Compras públicas estratégicas, um dos pilares de atuação da Gestão, são destaque na Semana de Inovação da Enap

Secretaria de Gestão e Inovação representou MGI e detalhou ações e projetos que transformam compras públicas em ferramentas estratégicas de políticas ambientais, sociais e econômicas
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Publicado em 02/10/2025 17h40
Semana Inovação 2025 - Central de compras.jpeg
A diretora da Central de Compras, Marfisa Castro, em mesa-redonda que debateu o uso estratégico das compras públicas para responder a eventos climáticos Foto: André Corrêa

A atuação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na promoção de compras públicas estratégicas foi um dos destaques da Semana de Inovação 2025. O evento, que se encerra nesta quinta-feira (2/10), é organizado anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Entre as ações promovidas pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), a diretora da Central de Compras, Marfisa Castro, detalhou a liderança do órgão na resposta a eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor. Nessas situações, de acordo com a diretora, “cada decisão política, cada política pública construída, cada licitação e cada compra realizada podem salvar vidas e trazer resultados positivos em relação à sustentabilidade”.

Em mesa redonda compartilhada com representantes da Casa Civil, Ministério da Justiça e da Defesa Civil, Marfisa Castro relatou a articulação feita juntamente ao Ibama para a realização de dois grandes processos de licitações centralizadas e nacionais direcionadas a situações de incêndio, queimadas e transporte de pessoas.

Em outro debate, também em formato de mesa-redonda, a coordenadora de Sustentabilidade (Seges/MGI), Denize Cavalcanti, abordou estratégias e ações desenvolvidas pela pasta relacionadas às compras públicas de baixo carbono. De acordo com Cavalcanti, a discussão do tema é fundamental para mostrar o quanto as compras sustentáveis podem ser um instrumento de ação climática.

“Considerando que o tema central da Semana de Inovação 2025 é ‘Um Planeta, Uma Chance’ e a relação desse assunto com a COP 30, que acontecerá em breve no Brasil, falar sobre compras sustentáveis ganha importância na medida em que grande parte das emissões globais de gases de efeito estufa são oriundos das compras governamentais”, explicou a coordenadora.

Contrata+Brasil

Semana Inovação 2025 - Oficina C+B.jpeg
Oficina sobre o Contrata+Brasil. Foto: André Corrêa

Outro destaque na programação da Semana de Inovação 2025, foi uma oficina sobre o Contrata+Brasil. A plataforma estratégica foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão para modernizar e fortalecer as contratações públicas no país, com mais transparência e eficiência.

Lançada em fevereiro deste ano, o Contrata+Brasil já reúne mais de 950 órgãos públicos cadastrados, incluindo cerca de 300 prefeituras, e mais de 5,8 mil MEIs habilitados em todo o país. Com R$ 5,7 milhões em contratos firmados, essa plataforma tem se consolidado como uma ferramenta ágil, transparente e inclusiva para pequenas contratações, especialmente em áreas como manutenção predial, serviços gerais e apoio logístico.

Publicação

Semana de Inovação 2025
Apresentação do Guia para definição e aplicação de critérios de sustentabilidade nas compras públicas”, desenvolvido pelo MGI. Foto: André Corrêa.

Ainda na temática de compras públicas, nesta quinta-feira (02/10), foi apresentado o “Guia para definição e aplicação de critérios de sustentabilidade nas compras públicas”, desenvolvido pelo MGI. A publicação é resultado da parceria entre o governo do Brasil e a GIZ, agência de cooperação internacional do governo da Alemanha, por meio do projeto EcoAdvance: Rotulagem Ambiental e Compras Públicas.

O principal objetivo do guia é orientar os agentes públicos de todas as esferas governamentais para a inclusão de critérios ambientais, sociais e econômicos nos processos de compras e contratações. A ideia é compatibilizar agendas prioritárias para o governo, como descarbonização e inclusão social, com as estratégias de compras públicas, de forma a reduzir impactos negativos e promover impactos positivos por meio do uso do poder de compra governamental.

Semana de Inovação

Promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Semana de Inovação segue até hoje, quinta-feira (02/10), na sede da Enap, em Brasília. O encontro anual congrega gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade para discutir soluções inovadoras para os desafios do Estado. A edição atual promove o tema “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”.

Durante a programação, o MGI promove oficinas, mesas de debate, vivências e palestras sobre transformação digital, inovação na gestão pública, políticas de pessoal e sustentabilidade.

Finanças, Impostos e Gestão Pública

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      • 25. Orientação sobre desfazimento de bens
      • 26. Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o FGTS e os contratos administrativos
      • 27. Orientação sobre contratação de leiloeiros
      • 28. Orientação sobre os valores limites referenciais de 2020
      • 29. Ferramentas para o tratamento de risco e os custos renováveis na Conta-Depósito Vinculada – Planilha de Custo e Formação de Preços
      • 30. Orientação sobre contratação de instituição sem fins lucrativos - Acórdão nº 2.426/2020-TCU-Plenário
      • 31. Orientação – AntecipaGov
      • 32. Comunicado aos fornecedores, às instituições gestoras das plataformas e às instituições financeiras tipo I
      • 33. Orientações sobre o pagamento direto de Contribuições Previdenciárias e de FGTS, quando do inadimplemento por parte das empresas contratadas para a prestação de serviços continuados, com dedicação exclusiva de mão de obra.
      • 34. Orientação sobre fiança bancária nos contratos regidos pela Lei nº 8.666, de 1993.
      • 35. Orientação sobre procedimento simplificado para estimar o valor preliminar da contratação para Plano de Contratações Anual.
      • 36. Recomendação sobre uso de código específico do catálogo de bens e serviços (CATMAT/CATSER) – Acórdão 2831/2021-TCU-Plenário
      • 37. Orientações sobre o relatório de gestão de riscos do Plano de Contratações Anual – PCA
      • 38. Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica
      • 39 - Orientação sobre a edição de normativo interno fixando o processo de trabalho para elaboração e execução dos PCA’s
      • 40 . Recomendação sobre a priorização do uso da dispensa de licitação, na sua forma eletrônica - Atualiza a orientação 38
      • 41. Orientação sobre a publicação dos documentos que integram o processo de contratação
      • 42. Orientação acerca do credenciamento para contratação de leiloeiro oficial
      • 43. Orientação sobre a reoneração gradual de folha de pagamento - alterações da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, pela Lei 14.973 de 16 de setembro de 2024 (atualizada em 03/07/25)
      • 44. Orientação sobre a IN SEGES/MGI nº 213, de 2025 – Previsibilidade das Férias
    • Orientações em caso de calamidade pública
      • Governo Federal dará agilidade nas compras públicas para enfrentamento da calamidade no RS
      • Medida Provisória Nº 1.221/24
      • Tutorial da MP 1.221/24
      • Comunicado Nº 02/2024 - Recebimento de doações para o enfrentamento do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul
      • Nº 07/2024 - Recomendações Calamidade no RS - Contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
      • Guia Prático de Contratações em Situações de Calamidade (CGU)
      • Tutorial - Adesão a atas de registro de preços em situações de calamidade
      • Termo de Justificativas Técnicas Relevantes Obras e serviços de engenharia Lei 14.133
      • Aviso de Contratação Direta Lei 14.133
      • Lei nº 14.981, de 20 de setembro de 2024
    • Orientações no combate à Covid-19
      • 1. Recomendações COVID-19 - Contratos de prestação de serviços terceirizados
      • 2. Pareceres sobre os contratos terceirizados
      • 3. Logística pública aos moldes da Lei nº 13.979, de 2020
      • 4. Autorização para liberação de computadores dos órgãos e entidades para teletrabalho
      • 5. Recomendações COVID-19 - Trâmite Eletrônico de Processos e Documentos
      • 6. Economia agiliza aquisições de produtos para combater o coronavírus
      • 7. Alterações em transferências voluntárias
      • 8. Redução temporária das alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos
      • 9. Recebimento de doações para o enfrentamento da pandemia
      • 10. Painel de Compras e Contratos
      • 11. Orientações - MP 951/20 autoriza SRP para combate ao COVID-19
      • 12. Empresas fornecedoras no combate ao Covid-19
      • 13. MP 961/2020 - Inovação em contratações públicas
      • 14. Dispensa de Licitação por Registro de Preços - Passo a Passo
      • 15. Orientação sobre os contratos de cessão de uso onerosa
      • 16. Legislação organizada por tema
      • 18. Outras informações
      • 17. Contratos de prestação de serviços terceirizados – redução das atividades presenciais para enfrentamento da Covid-19
    • Plataforma +Brasil
    • Rede Nacional de Contratações Públicas
  • Cidadão
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