TMP Fortaleza
Processos em andamento

- Atualizado em 15/01/2025.
Links úteis
| Audiência Pública: | Leilão: |
| Audiência pública nº 01/2016 | Leilão nº 04/2019 |
Informações
| Processo | 50300.000021/2014-22 |
| Localização | Fortaleza - CE |
| Tipo de Arrendamento | Ordinário |
| Perfil de carga | Passageiros |
| Carga principal | Passageiros |
| Área (m²) | 31296,03 |
| Tipo de área | Brownfield |
| Prazo (anos) | 25 |
| Valor global do contrato | R$ 100.955.000,00 |
| CAPEX | R$ 3.191.000,00 |
| Atual arrendatário | [Exploração direta] |
Descrição da área

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A área a que se refere este estudo de viabilidade, denominada TMP Fortaleza, está localizada no Porto de Fortaleza, sob jurisdição da Companhia Docas do Ceará – CDC, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza está localizado na Praia Mansa, na extremidade norte do Porto de Fortaleza, na ponta da enseada de mesmo nome.
A estrutura do empreendimento é composta pelo terminal marítimo de passageiros, estacionamento e vias de acesso, sendo concebida não só para a receptividade e a movimentação de cruzeiristas, mas com uma funcionalidade multiuso, capaz de abrigar eventos como workshops, seminários e espetáculos culturais.
O TMP Fortaleza foi dividido em três segmentos, que juntos totalizam uma extensão de 350 (trezentos e cinquenta) metros com um berço público de atracação. O berço do cais foi dimensionado para o recebimento de navios com Tonelagem de Porte Bruto – TPB igual a 70.000 (setenta mil) operações de portêiner e guindastes Mobile Harbour Crane – MHC (Guindaste Móvel Portuário). Entre o cais e a retro área, foi projetada uma laje de transição para evitar recalques diferenciais entre a estrutura e o pavimento. A Pavimentação do pátio é composta de blocos intertravados de concreto equivalente à aplicada no restante do porto.
A estrutura do cais é composta por um sistema de contenção e aterro, sendo a frontal feita através de um prancheado constituído de estacas, pranchas e tubos metálicos denominado de “comb-wall”. As estacas metálicas com preenchimento de concreto são de diâmetro 1016 mm (mil e dezesseis milímetros) e espessura 12,7 mm (doze inteiros e sete décimos de milímetros), e as estacas pranchas são do tipo AZ18. As demais estacas metálicas também serão preenchidas com concreto e serão de diâmetro 1016 mm (mil e dezesseis milímetros) e espessura 8 mm (oito milímetros). Longitudinalmente, sobre as estacas, há uma viga em concreto moldado in loco que apoiará o trilho do portêiner, cabeços de amarração, defensas e caixa de passagem dos cabos