Notícias
ANCINE divulga Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2025
A ANCINE publicou, no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual - OCA, o Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2025. O estudo apresenta uma análise ampliada do segmento de mercado, a partir da avaliação de 106 plataformas que operam no Brasil - uma ampliação de 46 plataformas em relação ao panorama de 2024.
O levantamento realizado pela Secretaria de Regulação reúne dados coletados em agosto de 2025, aprofundando o monitoramento iniciado em 2022 e também realizado em 2023 e 2024, possibilitando, entre outras análises, a comparação da oferta e da presença de obras brasileiras nas plataformas avaliadas durante o período.
Os números apresentados no panorama reforçam o diagnóstico setorial acerca da reduzida disponibilidade de obras brasileiras no segmento de Vídeo por Demanda - VoD. A participação de obras brasileiras nas principais plataformas não acompanha a crescente expansão do consumo audiovisual digital no país, o que compromete a circulação e limita a sustentabilidade da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.
Em um cenário de crescimento das plataformas como principal meio de acesso a filmes e séries, o conteúdo brasileiro, sobretudo o independente, não encontra espaço adequado nos catálogos mais populares.
Ao evidenciar esse diagnóstico, o novo relatório confirma a relevância de políticas de incentivo e regulatórias que garantam condições equilibradas de competição para as obras brasileiras, desde o início do processo produtivo até os ciclos de visibilidade e alcance nas plataformas de VoD.
Metodologia
A edição de 2025 do panorama analisou 106 plataformas - em 2024, foram 60 -, com catálogos superiores a 100 títulos, utilizando dados coletados por empresa contratada pela ANCINE, devido à ausência de fontes primárias de informações prestadas pelos próprios agentes do mercado. A identificação das obras brasileiras foi realizada a partir do cruzamento dos dados coletados com as bases do Certificado de Produto Brasileiro - CPB, permitindo classificar os títulos brasileiros e mapear características como independência, formato e tipologia.
Abrangência
A Secretaria de Regulação manteve diálogo com as plataformas brasileiras independentes para a troca de informações e melhoria da coleta de dados, de modo que o panorama compreenda toda a diversidade de plataformas que operam no país.
Principais pontos do panorama
- O mercado brasileiro de VoD manteve em 2025 sua trajetória de expansão, consolidando-se como um dos segmentos mais dinâmicos do audiovisual brasileiro. Foram identificados mais de 138 mil títulos disponíveis no país. A diversidade de modelos de negócio, que inclui desde serviços pagos por assinatura até ofertas gratuitas com publicidade, evidencia a maturidade e a complexidade crescente desse ecossistema.
- Baixa participação brasileira nas plataformas de maior audiência. As 5 plataformas líderes de audiência no Brasil oferecem apenas 6,3% de obras brasileiras, sendo 3,4% independentes. Sem a plataforma brasileira líder, o índice cai para 2,7%, com apenas 2,2% de produções independentes nas 4 maiores estrangeiras.
- Baixa circulação de obras brasileiras limita o alcance e o retorno socioeconômico. Mais de 3.700 títulos brasileiros estão disponíveis em apenas uma ou duas plataformas, revelando uma baixa integração de licenças entre os serviços. As plataformas disponibilizam apenas 52,3% dos filmes brasileiros lançados nos cinemas entre 1995 e 2024. Entre 12.660 obras brasileiras exibidas na TV Paga (2015–2024), apenas 27,5% estão atualmente nos serviços de VoD. A circulação mais curta e o comprometimento da cauda longa do conteúdo audiovisual reduzem receitas e fragilizam a sustentabilidade do setor, com perdas de oportunidade de emprego, renda e inclusão.
- Plataformas nacionais disponibilizam mais obras brasileiras (3.906) do que as estrangeiras (3.641), mesmo tendo um catálogo geral com menos da metade (38%) das obras disponíveis. Os números revelam o valor das iniciativas e das empresas locais para a preservação do conteúdo brasileiro.
Acesse aqui o Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil 2025.