Notícias
Diretora Ana Carolina representa Agência em Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou na quarta-feira, 25 de junho, da abertura da Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT BRASIL), que acontece dos dias 25 a 27 de junho em São Paulo. A diretora Ana Carolina Argolo esteve presente no evento representando a Agência.
Na abertura da feira, Ana Carolina Argolo abordou sobre os trabalhos realizados pela Agência. "Desde a sua criação, a ANA tem enfrentado grandes desafios para promover uma gestão sustentável dos recursos hídricos em um país com dimensões continentais. Gerenciamos crises em eventos hidrológicos extremos de secas e de inundações, cada vez mais frequentes e intensos. Atuamos na prevenção e mitigação de desastres naturais e decorrentes de acidentes com barragens. Convivemos com um quadro de incertezas climáticas que podem afetar a segurança hídrica em diversas regiões do país. Mediamos crescentes conflitos pelo uso da água em um número cada vez maior de bacias com criticidade hídrica quantitativa e qualitativa" comentou Argolo.
Ana Carolina ainda falou sobre as dificuldades enfrentadas pela Agência. "De todos os desafios que o Brasil e a ANA enfrentam na gestão dos recursos hídricos, a universalização dos serviços de saneamento é certamente o maior deles. Presenciamos, ainda hoje, um quadro de ausência de institucionalidade em muitos municípios brasileiros, com responsabilidades pulverizadas, regulação pouco desenvolvida, precariedade de instrumentos contratuais e falta de coordenação na prestação dos serviços de saneamento" enfatizou a representante da Instituição.
Durante o evento a diretora da ANA realizará apresentações para tratar sobre as normas de referencias sobre os resíduos sólidos urbanos no Brasil, destacando a importância da Norma de Referência nº 01/2021 (NR1) e do novo marco legal do saneamento, ressaltando o papel da Agência no processo de elaboração das normas relacionadas aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
Além disso a diretora Ana Carolina Argolo abordará sobre o acesso à água potável e o saneamento básico e sobre as NRs n° 08/2024, n° 09/2024 e n° 11/2024 que trata respectivamente das metas progressivas de universalização de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, indicadores de acesso e sistema de avaliação. Sobre os indicadores operacionais da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, e das condições gerais para prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Durante o evento, haverá palestras e debates com foco na gestão inteligente da água e do esgoto, conservação e manejo de corpos hídricos, recuperação energética e valorização de resíduos, controle de cheias e outros assuntos. Além de um espaço para promover soluções tecnológicas emergentes e startups que estão transformando o setor de água e saneamento.
A feira reúne especialistas, empresas e autoridades do Brasil e do mundo para discutir as principais tendências, desafios e inovações em gestão hídrica, gestão de resíduos e economia circular.
ANA e o marco legal do saneamento básico
Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços até 2033. Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok