Usos da água
A água é um recurso essencial para diversos setores da sociedade brasileira, sendo utilizada principalmente para a irrigação de lavouras, o abastecimento humano (urbano e rural), as atividades industriais, a geração de energia elétrica, a extração mineral, a aquicultura, a navegação, o turismo e o lazer. Cada um desses usos demanda quantidades específicas de água e pode impactar, de diferentes formas, sua disponibilidade e qualidade.
Os usos da água são classificados em consuntivos – quando há retirada e consumo parcial ou total da água, como ocorre na irrigação ou na indústria, e não consuntivos, em que a água não é diretamente consumida, mas sua disponibilidade ou permanência no ambiente é fundamental para a atividade, como nos casos de navegação ou lazer.
A retirada total de água no Brasil é estimada em aproximadamente 90 trilhões de litros por ano (referência: 2022). Os setores de agricultura irrigada, abastecimento urbano e indústria de transformação respondem, juntos, por cerca de 85% desse volume. As projeções indicam que, até 2040, a demanda setorial por água deverá crescer em torno de 30% em comparação com os níveis de 2022.
O conhecimento sobre os usos da água é continuamente aprimorado por meio de levantamentos, estudos setoriais, diagnósticos, projeções e cadastros de usuários. Esses dados subsidiam a formulação e a implementação de políticas públicas e a gestão integrada dos recursos hídricos. A ANA também atua na emissão de normativos e na regulação do uso da água, assegurando o uso sustentável e equitativo desse recurso entre os diversos setores usuários.
A área de Usos da Água do SNIRH - Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, reúne estudos, painéis interativos de indicadores, mapas temáticos, ferramentas e metadados, garantindo ampla acessibilidade aos conteúdos produzidos pela ANA e parceiros. Na área de Regulação e Fiscalização do SNIRH estão disponíveis informações detalhadas sobre os cadastros e outorgas de uso da água.
Além disso, o Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil disponibilizado anualmente pela ANA, apresenta de forma sintética e acessível ao público o panorama atual dos usos da água no país, reunindo as principais atualizações e análises sobre o tema.
