Receitas e Despesas
O orçamento é um dos instrumentos de planejamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e representa o fluxo de recursos recebidos (receitas) e aplicados (despesas) em cada exercício financeiro.
As receitas que compõem o orçamento da ANA são:
- Recursos Ordinários (Fonte 100);
- Pagamento pelo Uso de Recursos Hídricos (Fonte 183);
- Recursos de Outorga de Direitos de Uso de Recursos Hídricos (Fonte 116);
- Operações de Crédito Externas – em Moeda (Fonte 148);
- Taxas e Multas pelo Exercício do Poder de Polícia e Multas Provenientes de Processos Judiciais (Fonte 174)
Receitas |
São consideradas receitas os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições (entre outros) arrecadados, e que servem para custear as despesas e os investimentos.
As receitas principais da Agência Nacional de Águas são:
|
Pelo Portal da Transparência (https://portaldatransparencia.gov.br/), o cidadão tem acesso ao detalhamento das receitas por categoria econômica: correntes e de capital, sob responsabilidade da ANA.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Arrecadação de Receitas: (passo a passo) 1. Acessar o Portal da Transparência (https://portaldatransparencia.gov.br/); 2. No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas”, e escolher o título “Receitas Públicas; 3. Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro e fazer a sua busca; 4. As opções de filtro mais utilizadas são: período, órgão e natureza da receita; 5. Para acessar os dados das receitas arrecadadas pela ANA, digitar no filtro “órgão” o nome “Agência Nacional de Águas” ou digitar o código 44205; 6. Aguardar o carregamento completo do nome da Agência e selecionar: Agência Nacional de Águas; 7. Em seguida, clicar em adicionar; e 8. Depois, é só clicar em Consultar. Serão exibidos os valores arrecadados pela ANA, com detalhamento por natureza da receita. |
Execução de Despesas: (passo a passo) 1. Acessar o Portal da Transparência (https://portaldatransparencia.gov.br/); 2. No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas” → “Despesas Públicas”; 3. Na tela seguinte, escolher a opção “Por órgão/entidade executora”; 4. Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro e fazer a sua busca; 5. As opções de filtro mais utilizadas são: período e órgão; 6. Para acessar os dados de execução financeira, digitar no filtro “órgão” o nome “Agência Nacional de Águas” ou, ainda, o código 44205; 7. Aguardar o carregamento completo do nome da Agência e selecionar: Agência Nacional de Águas; 8. Em seguida, clicar em adicionar; 9. Depois, é só clicar em Consultar; e 10. Serão exibidos os valores consolidados empenhados, liquidados, pagos e referentes a restos a pagar executados pela ANA |
Execução Financeira: (passo a passo) 1. Acessar o Portal da Transparência (https://portaldatransparencia.gov.br/); 2. No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas” → “Despesas Públicas”. Na tela seguinte, escolher a opção “Por documentos diários da despesa”; 3. Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro e fazer a sua busca; 4. As opções de filtro mais utilizadas são: período, órgão e fase da despesa. 5. Para acessar os dados de execução financeira, digitar no filtro “órgão” o nome “Agência Nacional de Águas” ou, ainda, o código 44205; 6. Aguardar o carregamento completo do nome da Agência e selecionar: Agência Nacional de Águas; e 7. O filtro "fase da despesa" permite visualizar separadamente as listas dos documentos de empenho (NE), liquidação (NS) e pagamento (OB) da Agência. |
Despesas detalhadas por temas: (passo a passo)
Capacitação: As despesas com capacitação são tratadas no Portal da Agência de forma detalhada, com opções de filtros por “nome do evento”, “nome do servidor”, e por períodos mensais, trimestrais, semestrais e anuais.
Viagens: Ao acessar a opção viagens a serviço no menu “consultas detalhadas” do Portal da Transparência, são disponibilizados os gastos da Agência com diárias e passagens por período ou servidor, utilizando os filtros “início afastamento”, “fim afastamento” e “pessoa que realizou viagens”.
Cartões corporativos: Ao acessar a opção cartões de pagamento no menu “consultas detalhadas” do Portal da Transparência, são disponibilizados os gastos da Agência por meio de cartão de pagamento (suprimento de fundos), utilizando os filtros “órgão” e “mês extrato”.
|
Para custear a competência de editar normas de referência sobre o serviço de saneamento consta a seguinte receita:
Receita | Aplicação |
Recebida como recursos ordinários (integrante da Fonte 100) | Investida pela ANA na Melhoria da Qualidade Regulatória do Setor de Saneamento. |
As despesas da ANA constam nas Leis Orçamentárias Anuais (unidade orçamentária 53210 - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), classificadas por Programa, Função, Grupo de Despesas.
No gráfico abaixo, você visualiza o histórico da execução global do orçamento da ANA dos últimos três anos:
Plano Gerencial Interno – PGI
Outro instrumento de planejamento da ANA é o Plano Gerencial Interno – PGI, utilizado para realizar o planejamento e o acompanhamento da execução financeira e orçamentária da ANA, detalha a programação operacional da unidade no ano. Desse modo, os orçamentos e as respectivas ações orçamentárias são descritas em Subcomponentes, que podem ser projetos, atividades ou operações especiais.
Para mais informações sobre a execução anual do PGI, clique aqui.
O PGI é elaborado em consonância com os instrumentos estratégicos e táticos de planejamento. O Mapa Estratégico Corporativo e os Resultados Esperados estão definidos no Planejamento Estratégico da Agência, que guarda correspondência com os Programas 2221 – Recursos Hídricos; 2222 – Saneamento Básico do Plano Plurianual 2020-2023
Relatórios de pagamentos
Acompanhe como a ANA executa mensalmente o seu orçamento. Acesse os Relatórios de Ordem Cronológica de Pagamentos: