A forma pela qual a AGU cumpre as atribuições de prestar consultoria jurídica para o Estado brasileiro e fornecer segurança jurídica para as políticas públicas que beneficiam o cidadão alcançou um novo patamar de excelência com a criação e implantação do assessoramento jurídico personalizado. Por meio do projeto, gestores assessorados passaram a ter um canal de contato direto com os membros da AGU que atuam no consultivo, por meio dos quais podem sanar eventuais dúvidas jurídicas através de telefonemas, mensagens ou reuniões. As demandas mais simples podem ser respondidas de imediato; as mais complexas são encaminhadas às respectivas unidades da AGU, sejam elas do consultivo ou do contencioso.
Desde que o projeto foi criado, em 2023, foi registrado um aumento de 191% no número de autoridades assessoradas. Em 2022, 13.848 autoridades foram assessoradas e em 2024, com a implementação da iniciativa, foram 40.296.
A AGU também faz um grande investimento na oferta de guias, pareceres e compêndios que reúnem, em linguagem e apresentação objetivas e didáticas, as principais orientações e procedimentos que os gestores devem observar em licitações e contratações. O objetivo principal é facilitar e, ao mesmo tempo, dar maior segurança à atuação dos administradores públicos, de modo a prevenir eventuais riscos e conferir economia de tempo e de recursos nos processos licitatórios e nas contratações.