Monitor do Seguro Rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou em julho de 2020, o projeto Monitor do Seguro Rural. São reuniões realizadas por sistema de vídeo conferência, geralmente às sextas-feiras, às 15h (veja cronograma ao final dessa nota), com o objetivo de avaliar os produtos e serviços ofertados pelas seguradoras e propor aperfeiçoamentos nos seguros agrícolas.

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e conta com a participação de produtores e o apoio das entidades representativas dos produtores rurais e de suas cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras.

O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho desse ano e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades de grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas. O monitor é uma oportunidade de os produtores e as cooperativas, com as suas entidades representativas, construírem soluções com as empresas de seguro e apoio do Mapa.