Peru
Por vários anos o Peru registrou um crescimento consistente, resultado de eficiente controle da inflação, equilíbrio fiscal e atração de investimentos privados. Como uma das consequências dessa expansão econômica houve a redução substancial da pobreza e o surgimento de uma classe média emergente, com quase 40% da população pertencendo a esse grupo socioeconômico.
O Peru possui diversos acordos comerciais, sendo o Brasil o 1º parceiro comercial do Peru no Mercosul e o quarto no mundo depois da China, EUA e UE. As exportações do Peru para o Brasil são principalmente minérios. Na importação destacam-se produtos manufaturados como veículos, produtos siderúrgicos, papel e papelão.
As exportações do setor agropecuário representam 45% do total, sendo que o país se destaca na produção de frutas e hortaliças, sendo fornecedor de mirtilos, aspargos, azeitona e quinoa para o Brasil. Já o Brasil exporta arroz, carne bovina e de aves para o país.
O ACE-58, acordo entre o Peru e o Mercosul, contempla a eliminação completa de tarifas de importação. A rota interoceânica que liga o Brasil ao Peru e portos do oceano pacífico pode também oferecer perspectivas importantes para exportações brasileiras.
Especial atenção deve ser dada ao Porto de Chancay, um “megaporto” para navios de grande porte que poderá reduzir o tempo de trânsito dos produtos brasileiros até a China em 20 a 30 dias.
O comércio agrícola entre os dois países tem grande potencial de ampliação, no entanto, alguns desafios devem ser vencidos, visto que a introdução bem-sucedida de novos produtos e a sua comercialização depende da análise do hábito de consumo e produção locais, das práticas comerciais, da legislação, além do conhecimento dos requisitos e acordos com os demais países e blocos econômicos dos quais o Peru faz parte.
RELATÓRIO AGRONEGÓCIO PERU - MAPA 2022
ADIDO AGRÍCOLA EM LIMA
Nome: WARLEY EFREM CAMPOS
Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Experiência: Possui 25 anos de experiência atuando junto ao setor produtivo em diversos elos das suas cadeias, desde a produção primária a industrialização. Como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA, atuou como chefe da Unidade Técnica Regional de Montes Claros, Minas Gerais, coordenando e fiscalizando as áreas relacionadas aos insumos pecuários e aos produtos de origem animal e vegetal. Na Secretaria de Defesa Agropecuária atuou no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA e no Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários - DFIP, exerceu atividades de gestão de fiscalização, coordenação de equipes e normatização. Foi Coordenador de Produtos Veterinários e Diretor Substituto do DFIP. Na Secretaria Executiva atuou na Coordenação de Inteligência e Assuntos Estratégicos, onde foi Chefe de Divisão de Estudos Estratégicos. Na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo – SDI foi chefe de divisão no Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, atuando em programas e atividades de fomento à pecuária nacional. Na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais – SCRI atuou como coordenador de Cooperação Internacional, onde coordenou missões internacionais, articulou acordos entre o MAPA e análogos em diversos países, promoveu diversas ações de cooperação, com estabelecimento de projetos no âmbito da agricultura; e atuou junto a organismos internacionais e junto a Agência Brasileira de Cooperação em diversas negociações internacionais. Na parte científica publicou 42 artigos completos em periódicos, três capítulos de livros e 87 trabalhos em anais de eventos.
Endereço: Embaixada do Brasil em Lima, Av. José Pardo 850, Miraflores 15074. Lima-Peru
Telefone: (01) 5120830
E-mail: adido.lima@agro.gov.br e gestaoadidos@agro.gov.br.
Estudos de Mercado:
Estudo de mercado especializado em feijões e pulses no mercado peruano
Estudo de mercado especializado em amigo e farinhas de milho e mandioca no mercado peruano
Estudo de mercado especializado em maçã, mamão e pêra no mercado peruano
Estudo de mercado especializado em milho e farinha de soja para alimentação animal no mercado peruano
Principais órgãos/instituições públicas e privadas:
Indicadores econômicos e sociais: Instituto Nacional de Estadística e Informática-INEI
Agricultura: Ministerio de Desarrollo Agrario y Riego-MIDAGRI e Servicio Nacional de Sanidad Agraria-SENASA
Alimentos: Dirección General de Salud Ambiental e Inocuidad Alimentaria-DIGESA
Meio Ambiente: Ministerio del Ambiente-MINAM
Pesca e Aquicultura: Organismo Nacional de Sanidad Pesqueira-SANIPES
Normatização Técnica, Acreditação e Metrologia: Instituto Nacional de Calidad
Defesa do Consumidor e Propriedade Intelectual: Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de la Propiedad Intelectual-INDECOPI: https://www.gob.pe/indecopi
Comércio Exterior: Ministerio de Comercio Exterior y Turismo-MINCETUR, PROMPERU , AGRODATA PERÚ , Asociación de Exportadores-ADEX e Asociación de Importadores de Productos Alimenticios Refrigerados-ASIPAR
CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS AGROPECUÁRIOS DE 2026 NO PERU:
Resolução Ministerial 33-2026-MIDAGRI, publicada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação (MIDAGRI).
Resumo: Resolução que oficializa o calendário de feiras agropecuárias que acontecerão em todos os municípios do Peru no ano de 2026 (PDF 50235934 / Tabela editável 50238096).
SALÃO DO QUEIJO - 2026
XVII SALON DEL CACAO Y CHOCOLATE
X FERIA INTERNACIONAL DE CAFÉS ESPECIALES 2026 (FICAFE 2026)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.