Filipinas
As Filipinas destacam-se como um mercado estratégico para o agronegócio brasileiro, consolidando-se como um importante destino para produtos agropecuários do Brasil na região do Sudeste Asiático. Em 2024, até novembro, o Brasil exportou aproximadamente US$ 1,4 bilhão em produtos do agronegócio para as Filipinas, em um volume de quase 2 bilhões de toneladas, com ênfase em carnes suína, de frango e bovina, produtos da reciclagem animal, trigo, centeio e milho, que representam a maior parte do portfólio comercial.
Segundo dados do Departamento de Agricultura das Filipinas (DA), as importações filipinas de produtos agropecuários têm crescido de forma consistente, totalizando cerca de US$ 18 bilhões em 2023. Carnes e produtos correlatos respondem por uma parcela significativa desse mercado, impulsionados pela crescente demanda da população por proteína animal de qualidade. Atualmente, o Brasil figura como o principal fornecedor de proteína animal ao mercado filipino.
O Brasil, reconhecido por sua eficiência e competitividade no setor agropecuário, tem oportunidade de expandir sua participação no mercado filipino, especialmente em segmentos como carne bovina, produtos processados e produtos para alimentação animal. Além disso, a busca das Filipinas por fornecedores confiáveis para garantir a segurança alimentar oferece um ambiente propício para o fortalecimento das relações bilaterais, não só nos aspectos comerciais, como também para fins de cooperação.
Investir em negociações que promovam o acesso ao mercado e potencializem o desenvolvimento de setores estratégicos pode ser a chave para consolidar ainda mais a presença brasileira nas Filipinas.
ADIDA AGRÍCOLA EM MANILA
Nome: VIRGÍNIA ARANTES FERREIRA CARPI
Formação: Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) e Especialista em Tecnologia de Sementes, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Experiência: Possui 21 anos de experiência como servidora pública, sendo 16 como Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Até o momento de sua designação para o cargo de Adida Agrícola, desempenhou atividades na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), como Coordenadora de Temas Internacionais, onde atuou na interlocução entre diferentes departamentos e secretarias, acompanhando negociações bilaterais e multilaterais, missões de auditoria e iniciativas de cooperação, sempre buscando a otimização dos fluxos de comunicação, contribuindo para decisões mais rápidas e eficazes. Atuou como Coordenadora-Geral de Sementes e Mudas, tendo desenvolvido diversos trabalhos de elaboração de atos normativos e acompanhamento de sua implementação. Representou o Brasil junto aos Esquemas de Sementes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), à Association of Official Seed Certifying Agencies (AOSCA) e à Comissão de Sementes do SGT8 Mercosul, na proposição e implementação de várias resoluções do bloco. Antes de ingressar no MAPA, foi Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), atuando na área técnica, na fiscalização de combate ao desmatamento, no planejamento de operações de fiscalização, na área de normatização ambiental e com a sistematização de resultados, experiência que proporcionou vários aprendizados sobre sustentabilidade, com enfoque na área ambiental.
É fluente em inglês e italiano.
Endereço: Embaixada do Brasil em Manila, 104 H.V. Dela Costa (corner Leviste - East), 16th Floor, Liberty Center, Salcedo Village, Makati, Metro Manila, 1227, Philippines.
Telefone: +63 (2) 8845-3651/52/53/77
